Michael Buholzer/Reuters

Gol do Chile contra a Suíça: Bielsa promete seguir no ataque contra o Brasil

27/06/2010 - 17h07

Técnico do Chile faz promessa de abdicar da retranca contra o Brasil na segunda

Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

MAIS DE BRASIL X CHILE

  • AFP

    ARTILHEIRO ÚNICO Dos jogadores do Chile, o carequinha Suazo é o único que já marcou contra o Brasil. Por isso, mesmo fora de forma, ele deve ser a aposta de Marcelo Bielsa para as oitavas.

  • Flavio Florido/UOL e Reuters

    BONZINHOS X AÇOUGUEIROS O duelo pelas quartas  terá o Brasil, um dos times que menos bateu e menos cartões levou na Copa, contra o Chile, a equipe que mais faltas fez na primeira fase.

  • ROBINHO DECOLA? Se tem um adversário que ajudou o atacante a se consolidar como protagonista da seleção é o Chile, contra quem não só é marcado pelos gols, mas por boas atuações.

  • ATACA, CHILE! Tudo que a seleção brasileira mais quer é um adversário aberto, ofensivo. O rival desta segunda-feira avançou no grupo H atuando assim.

Com dificuldades em lidar com adversários que jogam voltados à defesa, o Brasil expressou nos últimos dias através de seus jogadores a preocupação em relação à postura do Chile na partida desta segunda-feira, válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo. No entanto, o técnico do rival deixou no ar neste domingo, ao menos nas palavras, que a intenção é atacar o time de Dunga no jogo de Johanesburgo.

Em uma entrevista coletiva densa, enrolada, em que mal olhou em direção dos jornalistas, o técnico Marcelo Bielsa afirmou que o Chile irá ao ataque contra o Brasil nesta segunda (15h30 de Brasília) no estádio Ellis Park, por uma questão de inteligência.

"O futebol criativo do Brasil é a porção mais importante de seu potencial. Defender menos é atacar, reter a bola no campo do adversário, comprometer sua estrutura defensiva. Dentro desta lógica, tentaremos atacar amanhã (segunda)", disse o argentino que comanda o Chile em entrevista neste domingo.

Bielsa ainda minimizou o retrospecto recente entre Chile e Brasil, amplamente favorável aos adversários na 'era Dunga' (cinco vitórias em cinco encontros) e descartou usar marcação especial para conter o jogo de Kaká.

Marcelo Bielsa é uma figura pouco comum no futebol. Não usa os clichês típicos dos treinadores, tem o ar pensativo de um cientista e, olhando para baixo, exibe a timidez que seria esperada num jovem treinador, não de alguém que já dirigiu a Argentina, grandes clubes e hoje comanda o Chile.

Ouve atentamente cada pergunta, pensa e inicia toda resposta fazendo algum comentário sobre a indagação. "Se entendi corretamente a sua pergunta...", "Esta é uma pergunta difícil de responder...", "Não sei a resposta para esta pergunta, mas..." Suas respostas raramente são diretas. Ao contrário, com frequência fala longamente sem ir direto ao ponto, usando palavras e expressões sofisticadas, pouco comuns na boca de um treinador.

"Se há algo difícil numa partida contra o Brasil é defender. Uma forma de defender menos é atacar", respondeu a um jornalista que queria saber se seria "suicídio" jogar de forma ofensiva contra a seleção brasileira.

Este jeitão de Bielsa ajuda a explicar o apelido que o acompanha já há muito tempo: "El Loco". Mas não parece haver nada de "loucura" no seu pensamento. Ao contrário, o técnico do Chile demonstra conhecer muito futebol, mas não segue a cartilha do "futebolês" tradicional dos "professores" que brilham na função.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host