Flavio Florido/UOL e Reuters

AMARELADOS Luis Fabiano é advertido contra Portugal e Ponce, contra Espanha

26/06/2010 - 18h08

Brasil opõe lado 'bonzinho' contra o Chile, time mais indisciplinado da Copa

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)

MAIS SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA

  • Joel Silva/Folhapress

    POLÊMICA DA PROTEÇÃO Jornal revela que proteção de Julio Cesar tem peças de metal. A CBF negou que a cinta elástica tenha o material e disse que conta com aval da Fifa para seu uso.

  • Reuters/P.Hanna

    FELIPE MELO É DÚVIDA Volante chegou de muletas em Johanesburgo e não treinou. Kaká, Elano e Robinho, por sua vez, trabalharam com bola e não devem ser problema contra o Chile.

O Brasil já perdeu Elano contra Portugal e deve ficar sem Felipe Melo e Júlio Baptista nas oitavas de final. Mal se recuperou do último jogo e já tem uma pedreira pela frente. O Chile, adversário das 15h30 (de Brasília) desta segunda-feira, pode não ser temido na técnica, mas é o time mais indisciplinado e um dos mais faltosos da Copa do Mundo. As caneleiras devem ter trabalho.

Todos os números mostram que a equipe de Marcelo Bielsa não perde viagem nas disputas. As provas: o Chile é o recordista de cartões amarelos da fase de grupos (10), o segundo mais faltoso (61), o único que já acumula quatro jogadores suspensos por amarelos (4) e o único a ter três jogadores entre os 20 mais faltosos, segundo o Datafolha. A equipe ainda tem uma suspensão por cartão vermelho.

Tal comportamento já causou três desfalques para as oitavas de final diante do Brasil. Waldo Ponce e Gary Medel tomaram o segundo cartão amarelo na última rodada e cumprirão suspensão. Marco Estrada, por sua vez, foi expulso na derrota por 2 a 1 para a Espanha e também fica fora.

O Brasil é o oposto. A equipe comandada pelo ex-volante Dunga prefere o fair play tão valorizado pela Fifa. Foram só quatro cartões amarelos até agora. Considerada a fase de grupos, apenas Uruguai, Japão, Coreia do Norte e Espanha tiveram menos advertências.

A seleção também comete poucas faltas, é apenas a 20ª que mais usa esse recurso. A “ficha” só não é mais limpa por culpa do cartão vermelho de Kaká, expulso na vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim após receber o segundo amarelo.

Nesta segunda, faltosos do Chile e bonzinhos do Brasil tentam provar qual postura na marcação é mais eficiente. Pelo lado brasileiro, a expectativa para as oitavas de final já era por uma partida dura. E a equipe só foi conhecer o adversário depois de assegurar na liderança do grupo G.

“Sabemos que daqui para a frente a pegada da competição muda totalmente. Os jogos serão ainda mais difíceis. Teremos um tempo de recuperação mais curto, mas vamos tentar descansar para chegarmos inteiros”, destacou Gilberto Silva.

O vencedor do duelo entre Brasil e Chile pega nas quartas de final quem levar a melhor na partida entre Holanda e Eslováquia, marcada para esta segunda, às 11h (de Brasília), em Durban.
 

COMPARE AS ESTATÍSTICAS DA PRIMEIRA FASE

BRASIL

X

CHILE
11,3
Finalizações
14,7
64,6
Pontaria (%)
32,0
92,5
Passes certos (%)
81,9
110,7
Desarmes
122,0
14,7
Faltas cometidas
21,0
42,0
Bolas perdidas
38,0
1,0
Impedimentos
5,0
10,7
Finalizações sofridas
7,0
21,0
Cruzamentos certos (%)
20,3
1,33
Cartões amarelos
3,33

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host