Jeff Mitchell/Getty Images

Robinho foi bem no primeiro jogo, mas ainda não marcou nesta Copa do Mundo

27/06/2010 - 07h01

Seleção torce para Robinho 'decolar' em reencontro com seu adversário predileto

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

Se tem um adversário que ajudou Robinho a se consolidar como jogador protagonista de seleção é o Chile. Foi contra o adversário desta segunda-feira nas oitavas de final da Copa que o camisa 11 teve suas melhores apresentações pelo Brasil. E será contra o mesmo rival que a torcida do país espera que, enfim, o atacante embale de vez no Mundial da África do Sul.

Robinho fez até o momento duas partidas na Copa, com boa atuação na vitória sobre a Coreia do Norte na estreia, se destacando na armação, e em noite apagada no segundo jogo diante da Costa do Marfim. No terceiro compromisso brasileiro, contra Portugal, o atacante foi poupado em razão de desconforto muscular.

Se por um lado o gol na Copa ainda não saiu, Robinho traz ao confronto contra o Chile nesta segunda um retrospecto pessoal dos mais respeitáveis, com sete anotações contra a seleção de Bielsa, Valdivia e companhia.

Mas muito mais do que os gols, o duelo Robinho x Chile é marcado por uma série de atuações marcantes da estrela santista.

A primeira grande aparição de Robinho diante dos chilenos aconteceu em 2005, no jogo que selou a classificação brasileira para o Mundial da Alemanha do ano seguinte. Em Brasília, o atacante foi escalado por Parreira no lugar de Ronaldinho e participou da atuação coletiva de gala que endossou naquele momento o conceito de quarteto mágico, na goleada por 5 a 0 (um gol).

Em um dos gols deste jogo, Robinho participou de jogada de troca de bola com Ronaldo, Kaká e Adriano. A linha de passe flertou com a perfeição e acabou virando até comercial de TV.

Mas o melhor de Robinho contra os rivais das oitavas de final estava por vir. Na Copa América de 2007, o atacante brilhou contra o Chile em duas oportunidades, na vitória na fase de grupos por 3 a 0 (três gols) e na goleada sobre o mesmo adversário nas quartas, por 6 a 1 (dois gols).

Nas eliminatórias para esta Copa, Robinho abriu a vitória tranquila da seleção em pleno estádio Nacional de Santiago com um belo arremate de fora da área. A partida acabaria com o placar de 3 a 0 a favor dos brasileiros.

Assim, com tal retrospecto, o Brasil espera que a seleção apresente mais diante de retrancas defensivas, que vá além do desempenho ofensivo contra Portugal, quando o time de Dunga jogou sem Robinho e travou contra a marcação lusa.

A partida entre Brasil e Chile acontece nesta segunda-feira às 15h30 (horário de Brasília) no estádio Ellis Park, em Johanesburgo. O vencedor do confronto terá como adversário nas quartas o ganhador do duelo entre Holanda e Eslováquia, que acontece no mesmo dia.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host