Laurence Griffiths/Getty Images

Lugano disse que jogadores sul-coreanos pareciam "ingleses" no jogo deste sábado

27/06/2010 - 10h43

Lugano usa crítica ao rigor da arbitragem na Copa para justificar lance de gol sul-coreano

Das agências internacionais
Em Port Elizabeth (África do Sul)

A Coreia do Sul foi eliminada da Copa do Mundo ao perder por 2 a 1 para o Uruguai neste sábado, mas ao menos conseguiu um feito: quebrou a invencibilidade do goleiro Fernando Muslera, que passou a fase de grupos da competição sem sofrer gols. O zagueiro Diego Lugano, que não evitou a cabeçada certeira de Chung-Yong, comentou sobre a jogada, sem deixar de criticar o rigor das arbitragens neste Mundial.

“Foi uma bola meio complicada e não deu tempo para saltar. Poderia pular para que ele não cabeceasse ou ao menos atrapalhá-lo, mas nesta Copa qualquer esbarrão se torna um pênalti ou um cartão amarelo. Não quis arriscar”, explicou.

Lugano falou sobre a dificuldade em derrotar o adversário deste sábado. “A Coreia do Sul foi um adversário duríssimo. Correu muito e nos obrigou a fazer o mesmo. Talvez até tenha influenciado esse gol que fizemos logo no início, porque os obrigou a sair com tudo para conseguir o empate. Eles colocaram muita gente no ataque e, como são muito rápidos e resistentes, foi difícil aguentar”, comentou.

Para o zagueiro, a Coreia do Sul apresentou um futebol de qualidade. “Nós nos surpreendemos com o estilo direto deles. Não esperávamos isso. Pareciam ingleses, com um futebol vertical, pegando a segunda bola e isso nos deu muito trabalho. Eles praticamente nos colocaram dentro do nosso gol. É uma equipe muito bem trabalhada, com muitas variações”, analisou.

A vitória por 2 a 1 levou o Uruguai de volta às quartas de final de uma Copa após 40 anos. Lugano elegeu a principal qualidade da equipe na vitória por 2 a 1 sobre os sul-coreanos. “Creio que nossa principal virtude foi manter a calma. Fizemos uma boa leitura da partida e a controlamos desde o ponto de vista emocional. Isto foi importante”, completou.

Nas quartas de final, o Uruguai enfrenta Gana na próxima sexta-feira (2) em Johanesburgo às 15h30 (horário de Brasília).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host