Reuters/Yves Herman

Luis Suárez é um dos responsáveis pela boa fase uruguaia nesta Copa do Mundo

27/06/2010 - 07h00

'Cabalístico', Uruguai mostra na África-10 que brilha a cada 20 anos em Copas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com 11 participações em Copas do Mundo, o Uruguai mostrou neste Mundial que possui um sinal cabalístico: desde 1930, quando foi campeã, a Celeste consegue se superar a cada vinte anos nesta competição.

Em 1950, o Uruguai foi campeão na final contra o Brasil no tradicional episódio do Maracanazo. Já em 1970, a seleção brasileira se vingou e venceu os uruguaios na semifinal. Em 1990, por sua vez, a Celeste chegou nas oitavas e foi eliminada pela Itália.

A única exceção à regra foi no ano de 1954, quando o Uruguai que já era bicampeão mundial conseguiu repetir a boa atuação na Copa da Suíça ao chegar na quarta colocação.

Décimo sexto no último ranking divulgado pela Fifa, o Uruguai se classificou de forma apertada na repescagem para a Copa do Mundo deste ano ao levar a melhor sobre a Costa Rica.

No Mundial da África do Sul, a Celeste entrou no que talvez fosse o grupo mais difícil, que continha uma potência (França), o país-sede (África do Sul) e um time em ascensão (México), mas mesmo assim ficou em primeiro sem sofrer nenhum gol.

Na fase eliminatória, o Uruguai tem teoricamente o caminho mais tranquilo até as semifinais, pois enfrentará Gana nas quartas, um time que nunca chegou entre os quatro melhores do Mundial. O caminho da Celeste só ficará árduo se passar de fase, quando deverá ter pela frente ou Holanda ou Brasil (se não houver mais nenhuma surpresa nesta Copa).

Até o técnico Oscar Tabárez parece não acreditar na boa fase de Uruguai no Mundial deste ano. “Tivemos alguns problemas, mas vamos trabalhar nisto nos próximos dias. Estamos entre os oito melhores, isso é verdade, mas ainda soa meio estranho. Parece mentira. Fazia tempo que buscávamos isso e não conseguíamos”,

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host