27/06/2010 - 13h07

Jovem deve ganhar disputa com Fábregas para substituir Xabi na Espanha

Das agências internacionais
Em Potchefstroom (África do Sul)
  • Javi Martinez deve ficar com a vaga de Xabi no time da Espanha contra Portugal pelas oitavas de final

    Javi Martinez deve ficar com a vaga de Xabi no time da Espanha contra Portugal pelas oitavas de final

Cesc Fábregas é um dos jogadores mais cobiçados pelos clubes europeus, tanto é que o Barcelona pode pagar 35 milhões de euros (cerca de R$ 77 milhões) pelo jogador após a Copa do Mundo. Mas o treinador da Espanha, Vicente del Bosque, ignora o fato e poderá escalar o jovem Javi Martínez para a vaga de Xabi Alonso, lesionado no tornozelo. A Fúria busca uma vaga nas quartas de final na próxima terça-feira contra Portugal.

Com apenas 21 anos, Javi Martínez só tem duas partidas oficiais pela seleção principal da Espanha. O meia do Athletic Bilbao é o grande favorito para ficar com a vaga de Xabi, visto que o jogador é constantemente elogiado pelo treinador.

“Óbvio que espero que Xabi se recupere e possa jogar. Ele é parte fundamental da equipe. Mas se caber a mim substituí-lo, estou totalmente preparado”, disse Martínez, que entrou justamente no lugar de Xabi na vitória sobre o Chile. “É algo que espero por toda a minha vida e quero fazer o melhor possível, caso eu jogue”, acrescentou.

O camisa 20 também elogiou o poder ofensivo dos portugueses, mas defendeu que a Espanha possui uma forte marcação. “Todos formam uma defesa forte, ninguém é líder nem estrela. Se não estivermos todos unidos, não vamos conseguir nada. Até o momento, estamos indo bem como equipe e precisamos continuar nesta forma.”

A entrada de Cesc Fábregas no meio-campo ao invés de Javi Martínez poderia minimizar a pressão sobre Del Bosque. Assim como o brasileiro Dunga, o comandante espanhol tem recebido inúmeras críticas ao posicionar os volantes de forma muito defensiva.

Baixa na defesa

Depois de dar um susto na comissão técnica espanhola no treino de sábado, o lateral espanhol Raúl Albiol vai mesmo desfalcar a equipe no duelo com os lusos. O reserva lesionou a perna direita em uma jogada com o atacante Llorente e não poderá ficar no banco.

Retirado do gramado com ajuda do médico Oscar Celada e do fisioterapeuta Fernando Galán, Albiol foi levado a um hospital para passar por exames, que descartaram problemas ósseos no perônio e no tornozelo.

Neste domingo, Albiol foi submetido a uma ressonância magnética que confirmou, segundo fontes da seleção espanhola, "a suspeita de estiramento dos (ligamentos) perônios, com ligeira afetação do ligamento lateral externo do tornozelo direito".

Apesar da aparente gravidade da lesão, Del Bosque declarou que está otimista quanto ao retorno do jogador caso a Fúria passe às quartas de final.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host