27/06/2010 - 07h00

Herói de Gana, Gyan negocia dança em gols em prol do povo africano

Do UOL Esporte
Em São Paulo

CAMPANHA 'DANÇA, ASAMOAH GYAN!'

  • Getty Images

    Gyan chamou Annan para dança contra a Sérvia

  • Getty Images

    Dança coletiva dos ganenses contra a Austrália

  • Getty Images

    Annan e Gyan dançaram também diante dos EUA

Ídolo da seleção de Gana e autor do gol que classificou o time para as quartas de final da Copa do Mundo, o atacante Gyan encontrou uma forma divertida de minimizar a miséria na África. O jogador firmou contrato com a Coca-Cola em que a multinacional se compromete a doar R$ 2,6 mil para cada dança feita após um gol marcado.

Só nesta Copa do Mundo, Gyan já fez três gols. Ou seja, três dancinhas. O gol do triunfo sobre os Estados Unidos ocorreu aos 3 min da 1ª etapa da prorrogação, quando o placar apontava empate por 1 a 1. Gana venceu por 2 a 1 e enfrenta o Uruguai na próxima fase.

As doações serão direcionadas a escolas africanas, que investirão em serviços de água e saneamento básico.

“Eu sou o homem mais feliz do mundo. Chegamos às oitavas em 2006 e agora demos mais um passo. Somos os únicos representantes da África no Mundial. Não jogadores apenas para Gana, mas para toda a África”, exaltou Gyan

Gyan espera faturar muito mais com as comemorações. A Coca-Cola promove o concurso da melhor dança da Copa do Mundo, cujo vencedor (que será escolhido pelo público) receberá R$ 90 mil, dinheiro que deverá ser repassado a entidades beneficentes.

De acordo com Emmanuel Seuge, diretor de marketing da empresa, afirmou que a iniciativa foi inspirada na dança do camaronês Roger Milla na bandeira de escanteio após marcar um gol na Copa do Mundo da Itália, em 1990, gol que foi utilizado em peças publicitárias da empresa.

‘Anônimo’ na Europa
Gyan é o maior artilheiro da história de Gana em Copas do Mundo. São quatro gols marcados, três deles nesta Copa. O outro gol ocorreu em 2006, no Mundial da Alemanha.

Estrela de Gana, Gyan jamais ostentou a mesma condição na Europa. Revelado pelo Liberty Professionals, de Gana, Gyan teve passagens pelos modestos times italianos da Udinese e Modena. Atualmente defende o Rennes, da França.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host