Joel Silva / Folhapress

Julio Cesar é atendido e mostra proteção: haste prateada não seria de metal

26/06/2010 - 12h36

CBF nega metal e diz que proteção para costas de Julio Cesar tem aval da Fifa

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)

Exposta publicamente durante o empate sem gols da seleção com Portugal na última sexta-feira, a proteção para as costas usada pelo goleiro Julio Cesar se tornou a polêmica da vez na Copa do Mundo, por supostamente conter componentes metálicos, proibidos pela Fifa. No entanto, a CBF informou que o camisa 1 do Brasil tem aval da entidade para usar o material em campo.

De acordo com o departamento de comunicação da CBF, a parte da peça que pode ser confundida com um metal se trata apenas de uma espécie de zíper de fechamento e que a cinta passa por vistoria da Fifa. A entidade informa ainda que Julio Cesar usa a proteção há mais de dois anos.

Na última sexta durante o empate por 0 a 0 com Portugal, aos 12min do segundo tempo, Julio Cesar teve a proteção para as costas descoberta após dividida com Raúl Meireles dentro da área. Na oportunidade, o goleiro foi atendido em campo pelo médico José Luís Runco e teve a camisa levantada.

Depois do jogo, o titular do gol brasileiro falou superficialmente sobre a cinta, que teria uso mais psicológico do que efetivamente clínico. O jornal O Estado de S. Paulo publicou neste sábado uma suposta confissão de Julio Cesar sobre a ilegalidade do artigo.

Na última sexta, o médico da seleção também minimizou o uso da cinta de proteção pelo goleiro brasileiro. “É normal. Ele usa há muito tempo”, disse. Durante o atendimento a Julio Cesar, no gramado, Runco percebeu que a cinta estava visível e tratou de abaixar a camisa do goleiro.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host