Flávio Florido/UOL

O lateral-esquerdo Michel Bastos 'se escondeu' na primeira fase da Copa do Mundo

26/06/2010 - 07h34

Seleção fecha 1ª fase com 'cruzamento zero' de Michel Bastos e direita em alta

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Durban (África do Sul)

A seleção brasileira termina a primeira fase da Copa transmitindo a imagem de uma equipe que ofensivamente flui com facilidade pela direita, mas, que pela esquerda, não tem conseguido se sair bem. Neste diagnóstico, o olhar se volta ao lateral Michel Bastos, que fechou a etapa de grupos do Mundial com a marca de nenhum cruzamento concluído.

CONFIRA COMO FORAM OS GOLS DA SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO

PELA DIREITA - Maicon recebe de Elano na lateral, avança pela área e bate quase sem ângulo para fazer Brasil 1 x 0 na Coreia do Norte.

- Do centro, Robinho lança em diagonal para a entrada de Elano na direita. O meia entra atrás da zaga e faz Brasil 2 x 0 Coreia do Norte.

- Luís Fabiano faz triangulação com Kaká e Robinho, entra na área pela direita e bate para fazer Brasil 1 x 0 Costa do Marfim.

- Luís Fabiano faz jogada individual pela direita, passa pelos marcadores com toques altos e bate de dentro da área para fazer Brasil 2 x 0 Costa do Marfim.
PELA ESQUERDA - Kaká arranca pela esquerda, vai à linha de fundo e serve Elano na área. O meia então empurra para as redes para fazer Brasil 3 x 0 Costa do Marfim.

Nos três jogos realizados pelo Brasil no grupo G, Michel Bastos teve registrado oito tentativas de cruzamento. No entanto, a aposta de Dunga para a lateral esquerda passou os 270 minutos contra Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal sem acertar nenhum deles.

De acordo com o serviço de estatística da Fifa, o lateral da seleção tem 83% de aproveitamento de passes, mas apenas 46% no quesito lançamentos. Michel Bastos foi à linha de fundo em seis oportunidades na Copa e teve seis finalizações, sendo apenas uma em direção ao gol.

Para efeito de comparação, pela direita, o lateral Maicon tem aproveitamento de 84% nos passes e 63% em lançamentos. O jogador da Internazionale ainda apresenta 13 cruzamentos, com dois completados, e apareceu em jogadas de linha de fundo em 17 oportunidades. Em uma delas, anotou o primeiro gol do Brasil na Copa, na vitória sobre a Coreia do Norte por 2 a 1 na estreia.

A bem da verdade, no entanto, Maicon conta com um esquema de apoio do meio-campo mais sincronizado pela direita, com Elano e, eventualmente, com Daniel Alves.

No entanto, no jogo contra Portugal na sexta-feira, o técnico Dunga disse ter ficado insatisfeito com a produção das jogadas pelos dois lados.

"Apesar da nossa posse de bola alta, é normal que a gente erre passes quando tem um adversário que se defende com todo mundo atrás da linha da bola. A gente forçou demais pelo meio, e eu queria que a equipe jogasse mais pelas laterais. Nas vezes que a equipe foi pela lateral, melhorou bastante", afirmou.

Michel vai bem atrás
Defensivamente, no entanto, Michel Bastos sai da primeira fase com números mais respeitáveis, com cinco desarmes (apenas um abaixo do patamar da dupla Lúcio e Juan), sendo três completados – o lateral lidera esta estatística dentro da seleção.

Michael Bastos foi a última adição do técnico Dunga à equipe titular do Brasil para o Mundial. O jogador do Lyon passou a integrar a seleção no final do ano passado, testado em série de amistosos no oriente Médio. De resto, o time é praticamente o mesmo que ganhou a Copa das Confederações do ano passado e que encerrou a campanha nas eliminatórias sul-americanas.

Com os três compromissos disputados na Copa, Michel Bastos já acumula oito partidas pela seleção de Dunga, contra os seguintes adversários: Inglaterra, Omã, Irlanda, Zimbábue, Tanzânia, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host