26/06/2010 - 07h00

Com apenas 72h de intervalo, Brasil luta para recuperar 'baleados'

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Durban (África do Sul)

Pela primeira vez na Copa, a seleção terá apenas 72 horas de descanso entre uma partida e outra. É um intervalo normal, que os atletas estão habituados a enfrentar no universo de clubes, mas que pega o Brasil com cinco jogadores aos cuidados do departamento médico. Entre eles, Felipe Melo e Julio Batista preocupam especialmente o médico José Luís Runco.

AS PREOCUPAÇÕES NO MEIO DE CAMPO

  • Reuters/Paul Hanna

    Felipe Melo (e) preocupa para o jogo contra o Chile

  • Richard Heathcote/Getty Images

    Já Elano volta a equipe titular da seleção brasileira

Com uma torção no tornozelo esquerdo, depois de levar um pisão de Pepe, Felipe Melo fez aplicação de gelo assim que deixou o campo, amparado. Segundo Runco, sua situação "preocupa". Neste caso, o curto intervalo entre o jogo com Portugal e a partida contra o Chile, pelas oitavas, deverá dificultar a recuperação do volante a tempo.

Julio Batista, que mancava um pouco depois do empate de sexta-feira contra Portugal, devido a uma torção no joelho esquerdo, também preocupa o médico brasileiro. O reserva de Kaká disse que seu joelho está "levemente inchado", mas não fez prognósticos sobre a recuperação.

Os casos que menos preocupam são de Julio Cesar, Robinho e Elano. O goleiro levou um pisão no segundo tempo da partida contra Portugal, foi longamente atendido no gramado, mas não reclamou de dores posteriormente. "Não foi nada grave", disse Runco.

O médico da seleção também manifestou pouca preocupação com o estado de Robinho, apesar da surpresa causada pela sua não escalação contra Portugal. Runco disse que o atacante foi "poupado", mas o técnico Dunga revelou que ele sentiu dores musculares.

Elano, por último, dá sinais que estará apto para as oitavas, depois de ter sido vetado para o jogo contra Portugal. O meia levou uma pancada tão violenta no tornozelo na partida com Costa do Marfim que chegou a pensar que teria quebrado a perna. O jogador treinou forte na manhã de sexta-feira e, segundo Runco, não deve ser problema.

"O Elano é seguro que joga, estou tranquilo", disse Dunga na entrevista coletiva após o empate sem gols com Portugal em Durban.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host