Richard Heathcote/Getty Images

'Polivalente' Daniel Alves domina a bola em jogo-treino da seleção brasileira

25/06/2010 - 07h02

Daniel Alves desbanca meias e vira 12º titular de Dunga na Copa

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Durban (África do Sul)

Daniel Alves tem cada dia mais moral com Dunga e mais espaço na seleção brasileira. Ele é o reserva mais solicitado pelo treinador. Conquistar uma vaga entre os titulares continua difícil, mas o camisa 13 do Brasil na Copa do Mundo não se importa tanto. Afinal, reserva mais utilizado da equipe, ele já desbancou alguns concorrentes pelo meio-campo e deve ser premiado com a titularidade às 11h (de Brasília) desta sexta-feira, contra Portugal, em Durban.

O lateral-direito do Barcelona é o jogador que mais vezes entrou durante as partidas sob o comando de Dunga. Das 38 participações que totaliza, 26 foram saindo do banco para substituir algum titular.

Diante de Portugal, no último jogo da fase de grupos, Daniel Alves é o provável substituto de Elano, recuperando-se de trauma no tornozelo direito. Na última quinta-feira, ele treinou entre os titulares na função de terceiro homem no meio-campo, algo rotineiro em sua passagem pela seleção.

Embora seja lateral-direito de origem e tenha sido convocado para disputar vaga com Maicon, Daniel Alves vai se firmando como meia. O jogador do Barcelona já fez essa função na seleção em 11 oportunidades, as duas últimas já na Copa, contra Coreia do Norte e Costa do Marfim. Em ambos os casos substituiu Elano.

Ramires, na teoria, é o reserva imediato de Elano e também entrou nos dois primeiros jogos, mas substituindo Felipe Melo e depois Robinho. Kleberson e Júlio Baptista também poderiam fazer esse papel. O momento, porém, é de Daniel Alves.

“Meu objetivo é sempre aproveitar os minutos que tenho para fazer meu trabalho da melhor forma possível. Sei que o Dunga tem confiança no meu futebol e na maneira como me comporto em campo”, avaliou o camisa 13 no último domingo, após o triunfo por 3 a 1 sobre os marfinenses.

MAIS SOBRE BRASIL X PORTUGAL

Expectativa de jogo bonito atrai foco para Brasil x Portugal, na sexta-feira

Ganhar uma vaga entre os titulares, contudo, continua difícil. Maicon e Elano começaram bem o Mundial. O lateral-direito da Inter de Milão vem de grande temporada pelo clube italiano e anotou o primeiro gol da seleção na Copa. Elano, por sua vez, já tem dois gols e uma assistência.

Daniel Alves tenta se conformar. “Aqui todo mundo tem que se sentir importante. Temos a oportunidade única de participar de uma Copa pela maior seleção do mundo. Esse é o espírito desse grupo.”

Nesta sexta, inclusive, mais um reserva ganhará uma oportunidade como titular. Júlio Baptista ficará com a vaga do suspenso Kaká, expulso no jogo anterior. Ele e Daniel Alves deverão ser os responsáveis pela armação do Brasil contra os portugueses. A partida acontece no estádio Moses Mabhida, em Durban, e vale a liderança do grupo. Um empate basta para a seleção.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host