EFE

Seleção francesa sofre com série de discussões e grave crise interna

21/06/2010 - 17h11

Cidades francesas veem mau exemplo na seleção e cancelam telão

Da AFP
Em Paris (França)

Autoridades de duas pequenas cidades francesas se revoltaram com as polêmicas e a grave crise vivida pela seleção francesa. Por conta de todos os problemas dos Bleus, decidiu-se cancelar a transmissão do jogo desta terça-feira contra a África do Sul por telões.

"O comportamento de vários jogadores da França é uma falta de respeito com treinadores, voluntários, professores e torcedores que todos os dias se esforçam na defesa por respeito, jogo limpo e superação", esbraveja Laurent Lafon, prefeito de Vincennes, com 45 mil habitantes. "O comportamento atual da equipe da França não serve de modelo nem referência aos franceses", dispara.

Em Anzin-Saint-Aubin, com 2.900 moradores, o plano era fazer uma grande festa, também com transmissão por telão, mas tudo foi cancelado. "Concluímos junto com os professores que é inadmissível o comportamento de certos membros da equipe francesa, que insultam o treinador com uma agressividade como nunca se viu", afirmou o prefeito David Hecq.

No domingo, os jogadores da seleção francesa se recusaram a treinar. A polêmica decisão se deu após a exclusão de Nicolas Anelka do grupo e o desentendimento entre o capitão Patrice Evra e o preparador físico Robert Duverne. Domenech leu uma carta dos atletas, na qual eles demonstraram seu repúdio à decisão da Federação Francesa (FFF) de dispensar o atacante.

Um dia antes, o diário L’Équipe estampou em sua manchete a discussão ocorrida entre Anelka e Domenech no intervalo do jogo contra o México, na quinta-feira. Segundo a publicação, o atacante xingou o treinador com os seguintes termos: “Vá tomar no..., sujo filho da p...”.

No grupo A da Copa, França e África do Sul somam apenas um ponto, contra quatro de México e Uruguai. Franceses e sul-africanos entram em campo nesta terça-feira em Bloemfontein às 11h (horário de Brasília). No mesmo horário, os uruguaios jogam contra os mexicanos em Rustenburg; um empate será o suficiente para que as duas seleções se classifiquem para as oitavas de final da Copa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host