Jamie McDonald/Getty Images

O zagueiro Stéphane Grichting comemora vitória da Suíça sobre a Espanha

19/06/2010 - 08h55

Suíço fala de 'Família Hitzfeld' e matemática para explicar vitória sobre Espanha

Do UOL Esporte
Em São Paulo

 

O zagueiro Stéphane Grichting, um dos pilares da fortaleza defensiva que se impôs diante da Espanha na vitória por 1 a 0 na última quarta-feira, declarou na última sexta-feira que a coesão do grupo em torno do disciplinador técnico Ottmar Hitzfeld foi determinante para a façanha da Suíça.

“Hoje em dia o técnico nos impõe muito mais rigor do que antes”, conta o defensor em entrevista ao jornal suíço 24 Heures. “E isso com certerza foi um choque para alguns jogadores. Mudou tudo. Principalmente depois de nossa derrota para Luxemburgo [nas eliminatórias, por 2 a 1] em Zurique”.

Era a segunda partida de Hitzfeld no comando da equipe nas eliminatórias para a Copa de 2010. Após o revés, o alemão percebeu que, apesar do pioneirismo na construção de relógios, os suíços precisavam acertar os ponteiros. Nada como um professor de matemática como ele para resolver o problema.

“Tudo é calculado, milimetrado, até os mínimos detalhes. Ele tem uma psicológica genial. Palavras certas, na hora certa, aos jogadores certos”, conta Grichting.

A derrota humilhante para um país minúsculo como Luxemburgo serviu de alarme e era evocada sempre que fosse necessário recolocar os jogadores nos trilhos. Hitzfeld chegou mesmo a levar o tenista Roger Federer para falar aos jogadores sobre jogar sob pressão. “Ele soube se utilizar desse momento”, relembra o defensor.

A partir daí, com seus jogadores sob controle, lidando não só com aspectos táticos, mas também os psicológicos, o treinador fechou um grupo em torno de si. “A Suíça de hoje talvez tenha menos talentos individuais que em 2006, ou antes. Mas fechamos uma união sagrada em torno de Ottmar Hitzfeld”, revela Grichting.

O respeito pelo técnico talvez possa se explicar também por seu passado glorioso. Hitzfeld é um dos maiores vencedores da história do futebol europeu, com nada menos que sete títulos do Campeonato Alemão e dois da Liga dos Campeões da Europa, pelo Borussia Dortmund em 1997 e Bayern de Munique em 2001.

O resultado deste misto de matemática, psicologia e carreira vitoriosa, a Espanha pôde comprovar. Será a vez do Chile? A conferir na próxima segunda-feira, às 11h, em Port Elizabeth.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host