Flavio Florido/UOL

Membros da "melhor defesa do mundo", Julio Cesar e Lucio serão testados

18/06/2010 - 17h30

Brasil testa defesa contra Drogba, atacante mais eficiente da elite da Copa

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)

A ELITE DOS ARTILHEIROS

Drogba (Costa do Marfim)
44 gols, 52 jogos
Média de 0,84
C. Ronaldo (Portugal)
33 gols, 39 jogos
Média de 0,84
Lionel Messi (Argentina)
49 gols, 64 jogos
Média de 0,76
Rooney (Inglaterra)
40 gols, 52 jogos
Média de 0,76
Di Natale (Itália)
29 gols, 42 jogos
Média de 0,69
David Villa (Espanha)
34 gols, 53 jogos
Média de 0,64
Luís Fabiano (Brasil)
21 gols, 36 jogos
Média de 0,58

Didier Drogba é o grande astro da Costa do Marfim, tem 32 anos, 1,80m de altura e a melhor média de gols da última temporada entre os principais atacantes desta Copa do Mundo. Às 15h30 (de Brasília) deste domingo, no Soccer City, ele colocará à prova a força da elogiada defesa brasileira, cuja segurança foi abalada pelo gol norte-coreano da estreia. O duelo promete.

O desempenho de Drogba pelo Chelsea na temporada 2009/2010 impressiona. Ele anotou 44 gols em 52 jogos, média de 0,84 por partida. Fez 29 desses gols no Campeonato Inglês. Terminou como artilheiro isolado e ainda foi decisivo na conquista do título.

Esse aproveitamento coloca Drogba em lugar de destaque entre a elite mundial dos atacantes. Apenas Cristiano Ronaldo atinge a mesma média, mas com números absolutos inferiores: foram 33 gols em 39 partidas. Luís Fabiano, Messi, Rooney, Robben, Villa, Di Natale, Anelka e Klose ficam para trás (veja comparação ao lado).

Neste domingo, haverá um teste duplo: Drogba x defesa brasileira. O setor formado por Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos chegou à Copa credenciado como principal arma do time de Dunga. Titulares no Mundial de 2006, Juan e Lúcio foram dois dos poucos jogadores elogiados na oportunidade e conseguiram manter o nível para este ano.

No entanto, o setor deu um susto na estreia do Brasil. Tomou um gol da inexpressiva Coreia do Norte no triunfo por 2 a 1 da última terça-feira, no Ellis Park. Todos da equipe lamentaram o feito dos asiáticos. Julio Cesar não escondeu sua insatisfação. Agora, ele já alerta seus companheiros para o “risco Drogba”.

“É um atacante que chuta bem, sabe finalizar e é bom na bola parada. Ele e o Cristiano Ronaldo têm um jeito particular de bater na bola e merecem atenção especial”, disse o goleiro, para quem o Brasil precisa se preparar para segurar os contra-ataques marfinenses.

Julio Cesar, porém, tem um trunfo contra Drogba. Ao lado de Lúcio e Maicon, ele viu sua Inter de Milão eliminar o Chelsea nas oitavas de final da Liga dos Campeões e praticamente anular o camisa 11 da Costa do Marfim. Lúcio e Drogba chegaram a trocar cabeçadas no jogo da volta.

“Enfrentamos o Drogba nas oitavas de final e ele praticamente não jogou, pois o Lúcio fez uma partida maravilhosa e o anulou completamente. Na segunda partida o Drogba acabou sendo expulso e teve poucas chances”, recordou Julio Cesar.

ESCALE A SELEÇÃO DO BRASIL

  • Arte UOL

O técnico da Costa do Marfim, o sueco Sven-Goran Eriksson, ainda não confirmou se Drogba será titular contra o Brasil. Certeza, apenas, é que ele jogará mais tempo do que atuou diante de Portugal, quando entrou em campo aos 21min do segundo tempo. O atacante sofreu uma fratura no braço na reta final de preparação e por isso recebe cuidados especiais.

“Drogba é muito rápido, muito forte, goleador e é capaz de ganhar de qualquer zagueiro”, disse Eriksson, fazendo suas apostas. O Brasil, por sua vez, aposta na solidez de seu sistema defensivo e tenta mostrar que o gol coreano não passou de um acaso. O resultado sai domingo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host