14/06/2010 - 16h41

Com 6 estreantes, Brasil pega C. do Norte para extravasar 26 dias de reclusão

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

MAIS SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA

  • Flavio Florido/UOL

    NA BRONCA À véspera da estreia diante da Coreia do Norte, o técnico Dunga mostrou confiança na capacidade da equipe nacional e ainda pediu um tratamento mais adequado aos seus resultados

  • Flavio Florido/UOL

    ALERTA Recuperado de duas lesões consecutivas, o meia Kaká se vê pronto para o confronto desta terça-feira, mas fez uma ressalva: “Não sei quanto tempo vou aguentar. Espero que o tempo todo”

Depois de três anos e dez meses de era Dunga, 26 dias de reclusão e uma preparação bastante fechada, a seleção brasileira enfrenta a desconhecida Coreia do Norte para mostrar tudo que foi feito até agora, de Curitiba a África do Sul. A equipe terá surpresas na escalação? Novidades táticas? As respostas serão dadas a partir das 15h30 (de Brasília) desta terça-feira, no Ellis Park, em Johanesburgo.

O duelo com os asiáticos ainda marcará a estreia de pelo menos seis brasileiros em Copas, fruto da reformulação ordenada pela CBF e conduzida por Dunga: Julio Cesar, Maicon, Michel Bastos, Felipe Melo, Elano e Luís Fabiano são alguns símbolos da nova geração verde e amarela.

Geração essa marcada por novos conceitos. O oba-oba de 2006 foi sepultado. Só foram convocados aqueles que se enquadraram na linha de comprometimento e espírito coletivo implantada por Dunga. Tais posturas renderam todos os títulos disputados até agora: Copa das Confederações, Copa América e a classificação antecipada ao Mundial.

Na preparação específica para a Copa, o regime foi de reclusão total. Desde o dia 21 de maio, quando se apresentaram em Curitiba, no CT do Atlético-PR, os jogadores não passaram nenhuma noite fora da concentração. Nas duas folgas, todos tiveram hora marcada para voltar. Os poucos passeios feitos foram ao shopping. Sinais do novo comportamento.

Escale sua Seleção
Para internautas do UOL, Ramires deve ser titular. Não concorda? Monte o seu time.
Eduardo Knapp/Folha Imagem
Bola de Cristal:
Quer saber quem vai vencer? Escolha os times, dê as instruções e escale a sua equipe e descubra.

A conduta também alterou a rotina de treinos, principalmente na reta final em Johanesburgo. Dunga fez três treinos fechados para a imprensa em quatro dias. Só voltou a abrir na véspera, conforme obriga a Fifa na atividade de reconhecimento do gramado.

A equipe assegura estar pronta para colocar em prática tudo que treinou e, finalmente, tentar se livrar da ansiedade pela estreia. Kaká, porém, parece ainda não estar 100%. “Não sei quanto tempo vou aguentar amanhã. Espero que o tempo todo. O 100% da minha vontade o Brasil vai ter sempre. Fiz todo o possível para me recuperar”, disse o camisa 10 e grande astro do time.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host