Flávio Florido/UOL

Com 77,5% de aproveitamento, Dunga diz que é criticado por postura fora de campo

14/06/2010 - 15h08

Dunga reclama avaliação justa para seus resultados na véspera da Copa

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

Um dia antes da esperada estreia na Copa do Mundo, em confronto que acontece nesta terça-feira (15h30, de Brasília) diante da Coreia do Norte em Johanesburgo, o técnico Dunga mostrou confiança na capacidade da seleção brasileira e ainda reclamou um tratamento mais adequado a seus resultados à frente da equipe nacional.

Em três anos e meio à frente do Brasil, Dunga conquistou o aproveitamento de 77,5%, em 55 partidas, sejam oficiais ou amistosos. Além disso, apresenta os títulos da Copa América (2007) e Copa das Confederações (2009), assim como um bronze olímpico (2008).

"Não diria que é injustiça, mais uma questão de ponto de vista. Como podem falar que um time que fez cento e poucos gols não tem um mínimo de criatividade? Como podem falar que um time que tomou pouco mais de 30 gols não tem equilíbrio?", afirmou o treinador.

Na avaliação do treinador, as críticas voltadas ao seu trabalho e estilo de comando têm menos a ver com os números da seleção e mais relacionadas às mudanças nos padrões de relacionamento entre a seleção brasileira e a mídia.

ERA DUNGA NA SELEÇÃO

Partidas: 55
Vitórias: 39
Empates: 11
Derrotas: 5
Gols pró: 118
Média de gols: 2,14 por jogo
Gols sofridos: 37
Média de gols sofridos: 0,67
Aproveitamento (pontos): 77,5%

"Na verdade, as pessoas me criticam mesmo por não ter entrevista exclusiva, por causado dos treinos privados e por não ter mais jantar de jogador com uns cinco ou seis aí", emendou Dunga, em entrevista coletiva no estádio Ellis Park.

Além da avaliação ao seu trabalho, o técnico brasileiro para a Copa de 2010 se disse incomodado com a reputação de 'esquentado'. Dunga contestada a análise mais comum de sua personalidade feita pela imprensa nacional.

"Desde que eu nasci existe este confronto, este debate entre a imprensa e o técnico da seleção. Existe a liberdade de opinião. Mas eu apanho de manha à noite. Aí, quando eu respondo, dizem que eu sou rancoroso. Mas eu levo porrada 24 horas e, quando respondo, é só um segundo. Mas o rancoroso sou eu", declarou Dunga.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host