09/06/2010 - 12h30

Com novo uniforme, Coreia do Norte terá mesma marca de outros autoritários

Das agências internacionais
De Roma (Itália)

Uma empresa italiana de roupas e calçados esportivos informou nesta quarta-feira que decidiu patrocinar a equipe da Coreia do Norte na Copa do Mundo da África do Sul. Trata-se da Legea, que também patrocina Zimbábue, Irã e já vestiu a camisa dos separatistas de direita do norte da Itália.

“Nossa empresa tem um plano de desenvolvimento internacional e procuramos uma equipe que jogará o Mundial”, conta Luigi Acanfora, proprietário e diretor da Legea,

A marca inclusive já estreou na estampa da camisa da Coreia do Norte no amistoso do último sábado contra a Nigéria - os africanos venceram por 3 a 1.

Sobre o fato de se tratar, porém, de um patrocínio a uma equipe proveniente de uma das mais duras ditaduras militares do mundo, Acanfora se defendeu. “Somos uma empresa apolítica, fazemos negócios. O resto não nos interessa”.

“Muitas pessoas perguntaram a nós qual é o interesse em patrocinar a Coreia do Norte e se isso poderia representar uma publicidade negativa”, escreve a Legea em sua página oficial na internet. “Mas os grandes comunicadores nos ensinaram que publicidade negativa não existe – tudo é publicidade”.

De acordo com o empresário, a única exigência feita pelos norte-coreanos é a de que o uniforme seja “muito sóbrio esteticamente”. “Eles queriam um vermelho total, um vermelho fogo, com alguns toques de branco”. Além disso, ele ressalta que os asiáticos queriam materiais leves, “muito rápidos”. “Talvez porque estão sob um regime comunista, eles estejam muito atentos à tecnologia”.

Para equilibrar a balança do patrocínio à seleção do regime comunista, o empresário relembra que sua marca já estampou a camisa de equipes ligadas à direita italiana. “Apadrinhamos inclusive a equipe nacional da Padania”, contou Acanfora, nativo de Nápoles.

A referência de Padania (ou Vale do Pó) é feita à rica região do norte da Itália governada pela Liga Norte, formação política populista, integrada com o governo de Silvio Berlusconi, que pede a independência do restante do país.

Além disso, a Legea patrocina as seleções do Zimbábue e do Irã, dois países de governos autoritários muito questionados na comunidade internacional.

Bósnia-Herzegovina e Montenegro, que faziam parte da extinta Iugoslávia e hoje são independentes, também completam a lista

Na Série A do Campeonato Italiano, a Legea patrocina as equipes do Livorno, Catania e Palermo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host