Frank Augstein

Torcedor da Nigéria ferido após confusão no estádio Makhulong, na África do Sul

06/06/2010 - 11h31

Em amistoso marcado por tumulto entre torcedores, Nigéria vence C. do Norte

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

FIFA DIZ QUE NÃO É RESPONSÁVEL

A Fifa enviou um comunicado neste domingo se isentando de culpa pelos problemas na partida. Segundo a entidade, nem ela, nem o comitê organizador local tiveram qualquer tipo de participação na organização da partida. "Queremos reiterar que esse amistoso não tem nenhuma relação com a organização da Copa do Mundo".

O resultado da partida pouco importou. Neste domingo, a Nigéria derrotou a Coreia do Norte, rival do Brasil na estreia da Copa do Mundo, por 3 a 1, em amistoso disputado em Johanesburgo. No entanto, a partida ficou marcada pelo tumulto ocorrido antes do pontapé inicial e que deixou pelo menos 20 torcedores feridos.

As duas equipes estavam perfiladas para a execução dos hinos nacionais quando o tumulto ocorreu. Após a abertura dos portões do estádio, milhares de pessoas forçaram a entrada no local, que tem capacidade para receber 10 mil pessoas.

"A Fifa permitiu que os ingressos fossem gratuitos e olha só", disse um policial, que não quis se identificar.

No meio da confusão, pessoas caíram e foram pisoteadas. Para conter a multidão, os policiais fecharam os portões e os reabriram pouco depois, mas logo começou outra confusão. Um policial se feriu com gravidade.

"As pessoas me pressionaram, eu caí e eles passaram sobre mim. Os policias me disseram para ficar por aqui, pois eles estão organizando as ambulâncias, mas estou esperando", afirmou Japhta Mombelo, uma das vítimas do tumulto, e que sofreu ferimentos na cabeça.

No segundo tempo, o jogo foi interrompido por alguns minutos por questões de segurança. "Era uma partida amistosa e achei que os torcedores estavam animados para ver seus heróis que participarão do Mundial", disse Hangwani Mulaudzi, porta-voz da polícia. Ele ainda afirmou que a Nigéria era a responsável pela segurança no local.

Em comunicado, a Fifa afirmou que foi informada pela polícia sul-africana sobre os acontecimentos no estádio. "Em primeiro lugar, a entidade e o Comitê Organizador da Copa desejam uma rápida recuperação daqueles que se envolveram no incidente. Além disso, gostaríamos de ressaltar que este amistoso não tem qualquer tipo de relação com a organização operacional do Mundial. Ao contrário de algumas informações publicadas pela imprensa, a Fifa não tinha nada a ver com relação aos ingressos para o jogo", disse a entidade na nota.

Em campo

Com a bola rolando, a Nigéria saiu na frente aos 15min do primeiro tempo com Yakubu, que não encontrou dificuldades para invadir a área e chutar cruzado. Na segunda etapa, Obinna ampliou a vantagem das Super Águias ao converter uma cobrança de pênalti.

Jong Tae Se diminuiu dois minutos depois em um chute da entrada da área, dando esperanças aos norte-coreanos. Contudo, a expulsão de Jong Hyok Cha prejudicou as pretensões da equipe. No fim da partida, Obafemi Martins fechou a vitória nigeriana. A partida foi a última das duas seleções antes de suas estréias no Mundial.

Em seu último amistoso, a Coreia do Norte havia empatado por 2 a 2 com a Grécia. A Nigéria também vinha de um empate: 1 a 1 contra a Colômbia.

Na Copa do Mundo, a Coreia do Norte enfrenta o Brasil em 15 de junho, em Johanesburgo, em seu primeiro jogo no torneio. A equipe também enfrenta Portugal e Costa do Marfim no grupo G. A Nigéria faz parte do grupo B, ao lado de Argentina, Grécia e Coreia do Sul. Os nigerianos jogam contra os argentinos no dia 12 em Johanesburgo.

*Com agências internacionais; atualizada às 13h45

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host