AFP

Seleção chega ao estádio Dobsonville, em Soweto, para primeiro treino aberto

03/06/2010 - 11h59

Brasil leva 5 mil pessoas para ver 1º treino aberto na África; ingressos 'somem'

Alexandre Sinato*
Em Johanesburgo (África do Sul)

Depois de enfrentar o Zimbábue e vencer por 3 a 0, a seleção brasileira já voltou ao trabalho em Johanesburgo, visando a Copa do Mundo da África do Sul. Nesta quinta-feira, a equipe foi até o estádio Dobsonville, casa do Moroka Swallows, no bairro de Soweto, para fazer o primeiro treino aberto da equipe em território sul-africano.

O time chegou escoltado pela polícia local com batedores fortemente armados, como relatou o blogueiro Juca Kfouri. O time foi recepcionado por centenas de torcedores que tentavam se aproximar do ônibus do time e fazer algum tipo de registro, mudando a rotina do famoso bairro da maior cidade da África do Sul.

“Ver um treino do Brasil no Soweto é algo que nunca tinha imaginado ou sonhado que podia acontecer. Hoje é realmente um dia muito especial. É bom ver a técnicas desses caras, tentar descobrir os segredos dos brasileiros”, afirmou o sul-africano Gift Scheepers.

TORCIDA RELATA 'SUMIÇO' DE ENTRADAS

A organização da Copa do Mundo disponibilizou 10 mil entradas para ser distribuídas gratuitamente, em supermercados e escritórios, entre os moradores da região do estádio Dobsonville, em Soweto. Mas de acordo com a polícia, apenas 5 mil pessoas entraram nas arquibancadas.

Torcedores que foram até o local relataram que as entradas rapidamente sumiram e que algumas pessoas estavam com grandes quantidades de bilhetes. “Chegando ao estádio, cheguei a ver um carro com um cara com pelo menos 500 bilhetes na mão”, contou o sul-africano Gift Scheepers à reportagem do UOL Esporte.

Embora seu time favorito na Copa seja a Holanda, Anthony Mokgwefsi também comemorou a presença brasileira no estpadio. “O futebol é o esporte numero 1, está em todas as nossas townships [distritos de Johanesburgo]. Receber o Brasil é um privilégio. Nos próximos dias também aguardamos México e Argentina.”

Os jogadores rapidamente subiram ao campo para cumprimentar a torcida e logo começaram o trabalho de aquecimento. Cerca de 10 mil ingressos foram distribuídos gratuitamente para que os sul-africanos pudessem acompanhar a movimentação, mas apenas 5 mil pessoas chegaram a entrar no estádio, de acordo com a polícia.

Nesse treino em Dobsonville, a única ausência no time brasileiro foi o goleiro Julio Cesar. Ele foi substituído ainda no primeiro tempo do jogo da última quarta-feira após uma pancada nas costas e ficou no hotel da seleção brasileira fazendo um trabalho específico de recuperação.

Outra dúvida era a presença de Juan. O zagueiro foi poupado contra o Zimbábue e nem chegou a entrar na partida, mas treinou normalmente com seus companheiros nesta quinta-feira.

*Atualizado às 12h40

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host