AFP

Dunga comanda primeiro coletivo da seleção brasileira na África do Sul

30/05/2010 - 11h25

Seleção fica no 0 a 0 em primeiro coletivo na África; gols só na bola parada

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)

Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano. Esse foi o time titular escalado por Dunga no primeiro coletivo da seleção brasileira na África do Sul, realizado na tarde deste domingo (manhã do horário brasileiro). Com Elano e Michel Bastos nas vagas cuja disputa é maior, a equipe principal empatou sem gols com os reservas após 46 minutos de bola rolando.

Os gols só saíram nas bolas paradas ao fim da atividade. Nas cobranças de falta, Elano teve duas tentativas e marcou um gol, assim como Michel Bastos, que deu três chutes. Nos pênaltis, Elano teve o melhor aproveitamento na disputa com Robinho e Luís Fabiano.

A movimentação no campo da Hoerskool Randburg foi a primeira em que Dunga esboçou a equipe que pretende usar no começo da Copa do Mundo, dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte, em Johanesburgo.

HEXA PARA OFERECER AO AVÔ

  • AFP

    Luís Fabiano já sabe para quem irá dedicar a Copa do Mundo em caso de triunfo brasileiro: o avô Benedito, já falecido. "Gostaria de ganhar essa Copa para ele. Meu avô foi meu pai, meu ídolo e meu fã número 1 desde o começo. Ele andava com os recortes do jornal no bolso e gostaria muito de homenageá-lo".

    Na infância, o atacante da seleção chegou a trabalhar como mecânico a pedido do avô. Em poucos dias, porém, o avô foi alertado pelo dono da mecânica que Luís Fabiano só queria saber de futebol.

    "Em todas as minhas conquistas e vitórias penso no meu avô, e dedico tudo a ele", completou o artilheiro da era Dunga.

O lado direito mostrou mais força. Maicon e Elano caíram pelo setor e criaram quatro chances de gol. A dupla foi a que mais chutou: duas tentativas cada. Michel Bastos e Robinho não conseguiram fazer o mesmo na esquerda.

Cérebro do time, Kaká armou boa oportunidade pelo meio, mas Gomes saiu da área e se antecipou a Luís Fabiano. O meia do Real Madrid teve boa movimentação e pareceu estar bem fisicamente. Tecnicamente, porém, abusou dos passes errados.

Dunga insistiu para os titulares apertarem a saída de bola dos reservas. Robinho, Luís Fabiano, Kaká, Elano e Felipe Melo foram cobrados para isso. A dupla de ataque criou uma oportunidade clara de gol: aos 35min, Luís Fabiano foi até o fundo pela direita e rolou para Robinho chutar sobre o goleiro.

Entre os suplentes, Gomes saiu em vantagem na briga com Doni para ser o substituto imediato de Julio Cesar. A equipe foi formada com: Gomes; Daniel Alves, Luisão, Thiago Silva e Gilberto; Josué, Kléberson, Ramires e Júlio Baptista; Nilmar e Grafite.

No final, Julio Cesar deixou o coletivo e ficou treinando com o preparador Wendell Ramalho. Gomes, então, foi para a equipe titular e Doni entrou entre os reservas.

A atividade também teve vários "chutões", principalmente nos arremates da entrada da área. Mais cedo, Júlio Baptista e Luís Fabiano criticaram bastante a bola Jabulani, desenvolvida para a Copa, alegando que ela faz trajetórias estranhas.

Este foi o terceiro treino do Brasil com bola em território sul-africano. Daqui a três dias, a seleção faz o primeiro dos dois amistosos que programou antes do Mundial. Nesta quarta-feira, a equipe de Dunga enfrenta o Zimbábue em Harare, capital do país africano. No próximo dia 7, a seleção visita a Tanzânia em Dar Es Salaam e fecha o ciclo de jogos preparatórios.

*Atualizada às 12h13

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host