30/05/2010 - 09h18

Luís Fabiano minimiza artilharia, mas elege Messi e mais três como rivais

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)

HEXA PARA OFERECER AO AVÔ

  • AFP

    Luís Fabiano já sabe para quem irá dedicar a Copa do Mundo em caso de triunfo brasileiro: o avô Benedito, já falecido. "Gostaria de ganhar essa Copa para ele. Meu avô foi meu pai, meu ídolo e meu fã número 1 desde o começo. Ele andava com os recortes do jornal no bolso e gostaria muito de homenageá-lo".

    Na infância, o atacante da seleção chegou a trabalhar como mecânico a pedido do avô. Em poucos dias, porém, o avô foi alertado pelo dono da mecânica que Luís Fabiano só queria saber de futebol.

    "Em todas as minhas conquistas e vitórias penso no meu avô, e dedico tudo a ele", completou o artilheiro da era Dunga.

Luís Fabiano é o camisa 9 do Brasil e o goleador da era Dunga. Afirma que seu primeiro objetivo é conquistar a Copa do Mundo e beijar a cobiçada taça. No entanto, a artilharia o seduz. E muito. Tanto é que ele já definiu seus principais concorrentes: os argentinos Lionel Messi e Diego Milito, o inglês Wayne Rooney e o espanhol David Villa.

“O Rooney e o Villa são jogadores que fazem muitos gols e têm muita qualidade. O Messi também, embora com a seleção argentina não vá tão bem como no Barcelona. O Milito está fazendo muitos gols, mas não sei se irá jogar. E também tem o Luís Fabiano, que vai lutar pela artilharia”, brincou o atacante brasileiro.

Motivos não faltam para Luís Fabiano estar otimista. Ele é o artilheiro da era Dunga com 19 gols em 24 jogos (média de 0,79). E ele só estreou com o treinador no final de 2007, na 23ª partida da atual gestão.

Além disso, o camisa 9 foi o principal goleador da Copa das Confederações do ano passado, também na África do Sul: anotou cinco gols em cinco jogos.

“Fazer um gol por jogo de novo seria bom, mas não é fácil, não. São sete partidas se chegarmos até a final e após analisar vi que o último artilheiro da Copa marcou seis gols. Vou fazer o máximo possível, mas na Copa é mais difícil”, argumentou Luís Fabiano. Na verdade, o alemão Miroslav Klose foi o goleador do Mundial de 2006 com cinco gols.

O atacante brasileiro, porém, faz questão de ressaltar que a meta principal é o hexacampeonato. “Não que eu não pense em ser artilheiro, mas isso é consequência do trabalho. Não adianta nada eu ganhar a chuteira de ouro, pôr na mala e ir para casa sem o título de campeão. Quero chegar no Brasil e desfilar em carro aberto.”

Luís Fabiano também se diz mais aliviado após sofrer uma lesão muscular na coxa esquerda há pouco tempo. “Inicialmente fiquei preocupado porque não sabia a gravidade, mas agora estou bem e recuperado”, assegurou o camisa 9. “Trabalhei em três períodos, treinei muito. Hoje de manhã, mesmo de folga, fiz fisioterapia junto com o Kaká.”

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host