Top 5 - As brigas entre jogadores e técnicos na Copa de 2010

Baixa média de gols, futebol fraco e defensivo, decepção de grandes seleções. A Copa do Mundo de 2010 vem sendo reconhecida por todos esses aspectos. Mas um outro item vem aparecendo com força: as diferenças entre técnicos e jogadores. Não foram poucos os atletas que resolveram contestar ou até mesmo desrespeitar seus treinadores. Abaixo, listamos cinco casos emblemáticos.

Ofensas na França

Arte UOL/AFP e EFE

Como se não bastasse toda a polêmica envolvendo a classificação francesa para a Copa do Mundo (quem não se lembra da mãozinha de Henry?), além da performance pífia nas duas primeiras rodadas, o time ainda viu uma crise estourar quando o veterano Nicolas Anelka discutiu veementemente com o técnico Raymond Domenech no intervalo do jogo contra o México. Resultado: o atacante foi expulso da delegação. Considerando a bolinha que Anelka vinha jogando no Mundial, não será uma ausência tão sentida. Mas Domenech, que já não tem grande apoio da torcida, pelo visto também não é unanimidade no time.

Anelka discute com Domenech e está fora da Copa

Confira os motivos do fiasco francês no Mundial


Quem manda no Japão?

Arte UOL/AFP e Getty Images

Em tese, deveria ser o técnico Takeshi Okada, mas parece que os atletas não concordam muito com isso. Pelo menos um deles, o brasileiro naturalizado japonês Marcus Tulio Tanaka. Dias antes da estreia da equipe na Copa, o zagueiro, que vinha se destacando mais pelo golpe em Didier Drogba em um amistoso preparatório e pelas falhas constantes, avisou que se o time fosse a campo como o treinador havia pedido, provavelmente seria desclassificado do Mundial. Tanaka não foi punido, Okada ficou calado sobre o assunto, mas a verdade é que o Japão venceu seu 1º jogo e perdeu o 2º por pouco.

Tanaka pede para seleção se rebelar contra o técnico

Confira como está o Japão na Copa da África do Sul


Portugueses perdidos

Arte UOL/AFP e Reuters

O empate com a Costa do Marfim deixou um português particularmente irritado na primeira rodada da Copa. E, tal como no caso acima, um brasileiro naturalizado, Deco. Substituído durante o jogo, o meia foi diretamente para os vestiários e depois explicou qual era o verdadeiro motivo de seu descontentamento: o técnico. Para Deco, Carlos Queiroz o escalou em uma posição completamente diferente daquela à qual ele está acostumado. O meia ainda criticou a estratégia usada pelo time no segundo tempo. Queiroz não se manifestou, mas no dia seguinte, Deco veio a público desculpar-se. Ficou com medinho?

Deco detona o técnico após empate com a Costa do Marfim

Deco volta atrás sobre as críticas a Carlos Queiroz


Novos e velhos em Camarões

Arte UOL/AFP e AFP

Primeira eliminada da Copa, a seleção camaronesa mostrou desde o início que sua trajetória no Mundial não seria muito longa. Logo após a derrota para o Japão na estreia, Eto'o e outros jogadores mais velhos do time acusaram o técnico Paul Le Guen de usar apenas os mais novos, que, segundo os veteranos, não teriam a experiência necessária para disputar jogos importantes. A imprensa especulou que a seleção estaria rachada em vários grupos, mas os jogadores fizeram uma reunião e posaram para fotos para tentar amenizar a polêmica. Não adiantou muito, e o time não tem mais chances na Copa.

Experientes de Camarões criticam técnico e potencializam crise

Camarões perde para a Dinamarca e é eliminado da Copa



Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host