12/06/2010 - 11h15

'Brasileiro' Tanaka pede para seleção se rebelar contra técnico do Japão

Das agências internacionais
Em George (África do Sul)

O nipo-brasileiro Marcus Tulio Tanaka ganhou destaque na última semana por ser o responsável pela lesão do marfinense Didier Drogba. A dois dias da estreia na Copa do Mundo, o zagueiro volta aos holofotes neste sábado com polêmico pedido para a seleção se rebelar contra o treinador do Japão, Takeshi Okada.

“Se jogarmos como o técnico nos disse, dificilmente conseguiremos mostrar algo”, afirmou Tanaka. O zagueiro nascido em São Paulo quer que seus companheiros “pensem por eles mesmos”.

Muito criticado pela imprensa do país, Takeshi Okada passou a sexta-feira no quarto do hotel da seleção, segundo o diretor-técnico da Federação Japonesa, Hiromi Hara. “Sua estratégia tem mudado e imagino que ele está procurando encontrar o equilíbrio entre o seu ideal e a realidade”, disse.

Nos últimos cinco jogos, a seleção japonesa soma apenas uma vitória e um gol marcado. O tento, aliás, foi anotado por Tanaka. “O futebol é divertido porque cada jogador tem sua própria ideia. Estou pronto para ir ao ataque se houver possibilidade”, falou.

ESCALE A SELEÇÃO DO JAPÃO

  • Arte UOL

Mas o zagueiro ficou marcado também por recentes gols contras e pela dura entrada em Drogba. O marfinense foi submetido à cirurgia no sábado passado e estava usando proteção no braço direito. A lesão colocou em risco a participação do atacante na estreia de sua seleção na Copa.

Descrente, a imprensa palpita que o Japão perderá as três partidas na Copa do Mundo. A estreia pela grupo E é na segunda-feira, às 11h (horário de Brasília), a equipe enfrenta Camarões. A Holanda é a adversário no dia 19. No encerramento da primeira fase, os comandados de Takeshi Okada encaram a Dinamarca no dia 24.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host