17/06/2010 - 16h54

Experientes potencializam crise na seleção de Camarões e criticam técnico

Das agências internacionais
Em Durban (África do Sul)
  • Emana (e) e Eto'o declararam publicamente não gostar do posicionamento pedido por Le Guen

    Emana (e) e Eto'o declararam publicamente não gostar do posicionamento pedido por Le Guen

A derrota para o Japão na estreia da Copa do Mundo expôs uma crise de relacionamentos na seleção de Camarões. Nesta quinta-feira, o racha ganhou ainda mais força com declarações do meia Achille Emana. A vertente mais experiente do elenco está insatisfeita com as escolhas do técnico Paul Le Guen.

“O que nós temos visto em jogos recentes, que nós julgamos ser lamentável, é que muitos jogadores jovens e frescos foram introduzidos no time em detrimento dos mais experientes”, criticou Emana.

“Eles não conseguem suportar o tipo de pressão que vem com jogos de grandes torneios como a Copa do Mundo”, disse. O próprio meia de 27 anos, por exemplo, iniciou a partida contra o Japão no banco de reservas e entrou somente no segundo tempo. Entre os veteranos preteridos estão Song (33 anos) e Geremi (31). Alex Song, meia do Arsenal, também não jogou na derrota por 1 a 0 na segunda-feira.

“É por isso que estamos apelando para o técnico rever o time titular para o jogo contra a Dinamarca”, explicou Emana. As duas seleções se enfrentam às 15h30 (horário de Brasília) deste sábado. Na outra partida do grupo E, a favorita Holanda encara o Japão.

ESCALE A SELEÇÃO DE CAMARÕES

  • Arte UOL

Diante da crise interna, o técnico Paul Le Guen mantém o silêncio. O treinador não falou com a imprensa após a derrota para o Japão e novamente esteve ausente da entrevista coletiva nesta quinta-feira.

Os jogadores criticam também o posicionamento em campo. “Muitas vezes eu não estou em campo na minha posição certa. Eu tenho que correr atrás da bola no campo inteiro. E, neste caso, como você espera que eu seja eficiente?”, questionou Emana. A estrela Samuel Eto’o chegou a dizer que preferia ter atuado mais centralizado e não à direita como Le Guen pediu.

Mesmo com as fortes declarações de Emana, o jovem Gaetan Bong negou racha no elenco camaronês. “Vocês não estão dentro do grupo. Sou novo e posso dizer honestamente: não tem nenhum problema, não tem nada”, falou. No entanto, o presidente da Federação Camaronesa de Futebol, Iya Mohammed, revelou há dois dias que houve um desentendimento entre os jogadores e pediu que eles colocassem o objetivo coletivo em primeiro lugar.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host