De novato em 2006 a capitão em 2010, C. Ronaldo some em campo e polemiza fora

O melhor jogador do mundo de 2008 já está fora da Copa. Atleta mais caro da história (foi contratado pelo Real Madrid por 94 milhões de euros há um ano), Cristiano Ronaldo fracassou em campo pela seleção de Portugal e protagonizou polêmicas fora, na África do Sul.

No seu primeiro Mundial, na Alemanha em 2006, o camisa 7 marcou um gol e foi até as semifinais. Na época tinha 21 anos. Agora, de novato passou a ser um dos grandes craques do planeta. Também marcou um gol, mas diante de um adversário fraco, a Coreia do Norte, durante a goleada por 7 a 0. Após a eliminação nas oitavas de final, cuspiu em direção a um cinegrafista que o filmava na saída de campo e, mesmo como capitão do time lusitano, se negou a dar entrevistas e mandou os repórteres perguntarem os motivos da derrota para a Espanha ao técnico Carlos Queiroz. O comportamento lhe rendeu críticas até mesmo do ídolo português Figo.

Confira abaixo a seleção realizada pelo UOL Esporte dos cinco principais momentos de Cristiano Ronaldo na Copa de 2010.

1. Seca de gols = Ketchup

Lars Baron/Getty Images

Cristiano Ronaldo chegou à África do Sul com um incômodo jejum de gols nas costas: não balançava as redes pela seleção desde fevereiro de 2009. Na sua última entrevista antes da estreia, minimizou a seca. "Os gols são como o ketchup, quando aparecem vêm todos de uma vez. Não estou nada preocupado". Afirmou ainda que lutaria para ser o principal nome da Copa. "Quero fazer um bom Mundial e, quem sabe, ser o melhor. Vou lutar para isso. A minha ambição é sempre ser o melhor. Não gosto de me destacar só uma vez."

Cristiano Ronaldo compara seca de gols a ketchup


2. Fim do jejum com gol em goleada

AFP

Na estreia contra Costa do Marfim, Portugal ficou no 0 a 0, e Cristiano Ronaldo carimbou a trave adversária. O jejum de gols persistiu, e ele reclamou da violência dos africanos, além de dizer que o time rival ficou com medo de jogar. A seca teve fim na segunda rodada, quando o atacante marcou o sexto gol lusitano na goleada por 7 a 0 sobre a Coreia do Norte. Foi eleito o melhor em campo pela Fifa e entregou o prêmio ao companheiro Tiago, autor de dois gols e dono de uma assistência. "Na minha opinião, o Tiago foi o melhor em campo, fez dois gols e ajudou muito a gente."

Cristiano Ronaldo defende o expulso Kaká e lamenta sua ausência contra Portugal


3. Melhor em campo? Lúcio & Cia contestam

Ricardo Nogueira/Folhapress

Contra o Brasil, Cristiano Ronaldo voltou a se esconder em campo. Mas isso não foi exclusividade do astro português. A partida foi fraca, com poucos lances de emoção. Mesmo assim, o camisa 7 foi eleito pela terceira vez na Copa, em votação realizada pela Fifa, o nome do jogo. Os brasileiros contestaram. "A nossa defesa marcou muito bem, conseguiu neutralizar o Cristiano Ronaldo. Com todo respeito, acho uma vergonha ele ser eleito o melhor em campo", esbravejou Lúcio. "Quem ganhou? O Cristiano Ronaldo? Se ele foi eleito, alguém viu outro jogo", ironizou Luís Fabiano.

Para Lúcio, premiação a Cristiano Ronaldo é 'uma vergonha'


4. Bomba no colo do técnico

Lluis Gene/AFP Photo

Após a derrota por 1 a 0 para a Espanha e o adeus à Copa, Cristiano Ronaldo deixou o campo irritado. Mesmo como capitão da equipe, não quis dar entrevistas e passou rapidamente pela zona mista, onde os repórteres o aguardavam. Ao ser questionado sobre a queda da equipe, respondeu: "Como é que eu explico [a eliminação portuguesa]? Falem com Carlos Queiroz". Horas depois, emitiu uma nota oficial para se explicar. "Jamais pensei que essa simples e inocente frase poderia provocar tanta polêmica. Por isso, peço que não criem fantasmas onde não existe. Estou desolado, completamente frustrado e com uma tristeza inimaginável."

Anulado em campo, C. Ronaldo joga explicações de queda 'no colo' do técnico


5. Cusparada no cinegrafista

AFP

Para encerrar sua breve e infeliz passagem pela África do Sul, Cristiano Ronaldo ainda manchou sua imagem fora de campo. Um dia após a derrota dos portugueses para os espanhóis, o jornal inglês Mail Online publicou uma matéria com a foto do astro cuspindo em um cinegrafista na saída do gramado. Além disso, ele teria pedido, em meio a palavrões, para o profissional da imprensa filmar a equipe vencedora. Até Figo, ídolo de Portugal nas Copas de 2002 e 2006, criticou o ex-colega de seleção. "Nos momentos mais difíceis, o capitão deve dar a cara para bater pelo grupo."

Jornal inglês acusa cusparada de Cristiano Ronaldo em cameraman após queda


Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host