29/06/2010 - 19h04

Anulado em campo, C. Ronaldo joga explicações de queda 'no colo' do técnico

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
  • Cristiano Ronaldo lamenta lance perdido em uma das poucas conclusões que fez no revés luso

    Cristiano Ronaldo lamenta lance perdido em uma das poucas conclusões que fez no revés luso

Apontado como a grande esperança para levar Portugal às quartas de final no clássico ibérico contra a Espanha, o meia-atacante Cristiano Ronaldo não teve um bom rendimento e viu o seu país ser eliminado depois da derrota por 1 a 0. Para piorar, o camisa 7 luso se esquivou ao ser questionado sobre a queda da equipe e ainda jogou a responsabilidade para o técnico Carlos Queiroz.

“Como é que eu explico [a eliminação portuguesa]? Falem com Carlos Queiroz”, disse o jogador do Real Madrid ao passar rapidamente pelo túnel que liga o gramado aos vestiários do estádio Green Point, na Cidade do Cabo.

No duelo decisivo contra os espanhóis, Cristiano Ronaldo pouco produziu. O melhor jogador do mundo em 2008 foi apenas o quarto jogador de Portugal mais acionado em campo, segundo o Datafolha - ficou atrás de Fábio Coentrão (35), Tiago (26) e Bruno Alves (24). O meia-atacante recebeu 23 passes e acabou desarmado em nove ocasiões – superado apenas pelo lateral Coentrão (10).

Para piorar, o jogador do Real Madrid teve fraco desempenho nas conclusões, com 50% de acerto nos chutes à meta do goleiro Iker Casillas – foram dois acertos em quatro tentativas.

SOBROU ATÉ PARA OS COMPANHEIROS DE TIME

Abalado pela eliminação, Cristiano Ronaldo sequer cumprimentou ou se despediu de seus colegas de Real Madrid após o jogo.

Os espanhóis Iker Casillas, Sergio Ramos, Álvaro Arbeloa e Xabi Alonso receberam os parabéns apenas do zagueiro luso-brasileiro Pepe, também do Real Madrid.

Na coletiva de imprensa, o treinador Carlos Queiroz não foi questionado sobre a declaração do craque do time. O comandante da equipe ainda poupou Cristiano Ronaldo ao mencionar que não errou ao entregar a braçadeira de capitão para o camisa 7.

"Essa pergunta não me parece cabível. Ele é o nosso líder e capitão, e foi uma decisão que cabe ao técnico e à federação. Fizemos isso porque acreditávamos que deveria ser feito", disse o treinador.

Cristiano Ronaldo deixa o Mundial da África do Sul com apenas um gol marcado em quatro partidas disputadas. O tento solitário saiu na goleada sobre a Coreia do Norte por 7 a 0, pela segunda rodada do grupo G. Apesar das atuações discretas, ele foi escolhido o melhor jogador em campo em três ocasiões na eleição da Fifa aberta ao público - ele foi apontado o destaque contra Costa do Marfim, Coreia do Norte e Brasil.

C. Ronaldo se explica

Horas após o término da partida, Cristiano Ronaldo, ciente de como repercutiram as suas declarações, se explicou por meio do seu representante, Jorge Mendes.

“Quando disse que perguntassem ao treinador foi simplesmente porque Carlos Queiroz estava na coletiva de imprensa e os jornalistas poderiam escutar as suas explicações e porque não me sentia em condições para explicar o que fosse”, argumentou.

“Sou um ser humano, estou sofrendo e tenho direito de sofrer sozinho. Jamais pensei que essa simples e inocente frase poderia provocar tanta polêmica. Por isso peço que não criem fantasmas onde não existe. Estou desolado, completamente frustrado e com uma tristeza inimaginável.”

*Atualizado às 21h, com agências internacionais

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host