Sampaoli detona Itaquerão: Fifa não deveria permitir jogo nesse gramado

Luis Augusto Simon

Do UOL, em São Paulo

Seleção Chilena de Futebol
Seleção Chilena de Futebol

Jorge Sampaoli, o treinador argentino que dirige o Chile, não fez nenhuma questão de ser politicamente correto na entrevista coletiva deste domingo e criticou duramente o gramado do Itaquerão, onde será realizada a partida contra a Holanda no próximo dia 23, pelo Grupo B da Copa do Mundo.

"Está muito deteriorado. A Fifa não deveria permitir que equipes treinassem nos estádios da Copa e principalmente não deveria permitir que um jogo tão importante como esse fosse realizado em um gramado tão ruim", disse o treinador, ao explicar os motivos de ir treinar no Palmeiras e não no palco do jogo.
 
Jogo? Não, uma final. "Ao contrário da Holanda, essa é uma final para nós. Queremos o primeiro lugar do grupo e precisamos ganhar. Eles ficam em primeiro apenas com o empate".
 
O respeito pela Holanda é grande. Beira à humildade excessiva. "A Holanda tem muito mais experiência em Copas do que o Chile. Van Gaal tem muito mais experiência do que eu e sabe melhor do que eu como manejar a partida, mas nós vamos pela vitória".
 
O fato de a Holanda haver perdido três finais de Copa – 1974,1978 e 2010 – não é motivo de desmerecimento, segundo Sampaoli. "Chegar à final é muito difícil e eles jogaram três. Jogaram bem e influenciaram o futebol do mundo".
 
O Chile está pronto para terminar novamente com o sonho holandês? "Não estamos aqui para destruir o sonho de ninguém e sim para construir o nosso. Queremos ir longe e o primeiro lugar é importante para isso. Jogar contra o Brasil não assusta, mas é bom ser o primeiro para os cruzamentos futuros. Na Copa, cada jogo é mais difícil que o anterior".
 
São dois times ofensivos, são dois times classificados e são dois times em busca do primeiro lugar. Será o melhor jogo da Copa? "Pode ser. Mas será, com certeza, um jogo de inteligencia. Precisamos impor nosso jogo e tomar muito cuidado com a força da Holanda em três quartos do campo, perto da nossa área."
 
Um jogo, para Arturo Vidal, que é uma grande chance para um grupo de jogadores de alto nível. "Nós somos a melhor geração do futebol chileno. Há muita gente com grande qualidade técnica e temos fome de glória. Não interessa se é Holanda ou Brasil depois. Temos de mostrar nosso jogo".
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos