Time do coração de Romário pode receber placar do Maracanã pela 2ª vez
Renan Rodrigues
Do UOL, no Rio de Janeiro
Sete vezes campeão carioca e time do coração do ex-atacante Romário, o América-RJ está próximo de ser premiado duas vezes pelo Governo do Rio de Janeiro. O time da zona Norte, que já havia recebido um placar eletrônico utilizado no Maracanã em 2008, poderá ganhar outro modelo similar, retirado do estádio para a reforma da Copa do Mundo de 2014. Além do marcador, os refletores também fazem parte do pedido feito à Seel (Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro) para modernizar o estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos.
A ideia foi apresentada pelo presidente do América, Vinicius Cordeiro, em reunião com o secretário André Lazaroni. O Governo, através de sua assessoria de imprensa, confirmou que recebeu um ofício e disse que um grupo de trabalho está estudando a possível doação, mas não determinou prazo para decisão. Como se trata da cessão de um bem público, o processo precisa ser aprovado pela PGE (Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro).
O primeiro placar doado ao América-RJ foi retirado do Maracanã antes da reforma para o Pan-Americano de 2007. Ele media 13m x 1,70m, com 1,9 mil lâmpadas e chegou a passar por melhorias, mudando de formato. Nesta temporada, porém, uma das peças apresentou defeito e, desde então, o equipamento está desativado, figurando como peça histórica no Giulite Coutinho.
"Aquele placar é antigo, está com defeito em um dos componentes há seis meses. Para consertar, teríamos que trocar a peça e desembolsar um alto valor. Ele é da era 'pré-histórica' do Maracanã. Se recebermos o novo, podemos até doar esse, não tem razão para ficar com os dois. Ele ainda pode ser aproveitado, mas precisa passar por uma reforma cara", disse o presidente do América-RJ.
A ideia do América-RJ é modernizar o Giulite Coutinho - com autorização para receber cerca de 8 mil pessoas - para realizar jogos da 1ª divisão do Campeonato Carioca. O clube tem os laudos exigidos pela Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), mas ainda precisa atender compromissos firmados em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público para realização de obras de acessibilidade, estacionamento e nas arquibancadas.
"O placar pode atrair a curiosidade e é um charme, mas os refletores do Maracanã permitirão a realização de jogos noturnos com qualidade e transmissão das emissoras em HD. O plano é servir como opção para o Maracanã. Os clubes grandes têm muitos torcedores na Baixada Fluminense, é uma opção melhor que se deslocar até Volta Redonda ou Macaé", disse Vinicius Cordeiro.
Atualmente, o Maracanã possui quatro placares eletrônicos, cada um com 98 metros quadrados e composto por 77 placas de imagem de alta definição.
Cadeiras também foram doadas
A reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014 também resultou na doação de 37 mil cadeiras, retiradas para instalação dos equipamentos no padrão exigido pela Fifa. A doação foi feita para 14 prefeituras do Rio de Janeiro e times de futebol da capital, como Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira e Olaria, e do interior, casos de Friburguense, Teresópolis, Barra Mansa e Serrano de Petrópolis.