Time do coração de Romário pode receber placar do Maracanã pela 2ª vez

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

Obras no Maracanã
Obras no Maracanã

Sete vezes campeão carioca e time do coração do ex-atacante Romário, o América-RJ está próximo de ser premiado duas vezes pelo Governo do Rio de Janeiro. O time da zona Norte, que já havia recebido um placar eletrônico utilizado no Maracanã em 2008, poderá ganhar outro modelo similar, retirado do estádio para a reforma da Copa do Mundo de 2014. Além do marcador, os refletores também fazem parte do pedido feito à Seel (Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro) para modernizar o estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos.

A ideia foi apresentada pelo presidente do América, Vinicius Cordeiro, em reunião com o secretário André Lazaroni. O Governo, através de sua assessoria de imprensa, confirmou que recebeu um ofício e disse que um grupo de trabalho está estudando a possível doação, mas não determinou prazo para decisão. Como se trata da cessão de um bem público, o processo precisa ser aprovado pela PGE (Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro).

O primeiro placar doado ao América-RJ foi retirado do Maracanã antes da reforma para o Pan-Americano de 2007. Ele media 13m x 1,70m, com 1,9 mil lâmpadas e chegou a passar por melhorias, mudando de formato. Nesta temporada, porém, uma das peças apresentou defeito e, desde então, o equipamento está desativado, figurando como peça histórica no Giulite Coutinho.

"Aquele placar é antigo, está com defeito em um dos componentes há seis meses. Para consertar, teríamos que trocar a peça e desembolsar um alto valor. Ele é da era 'pré-histórica' do Maracanã. Se recebermos o novo, podemos até doar esse, não tem razão para ficar com os dois. Ele ainda pode ser aproveitado, mas precisa passar por uma reforma cara", disse o presidente do América-RJ.

A ideia do América-RJ é modernizar o Giulite Coutinho - com autorização para receber cerca de 8 mil pessoas - para realizar jogos da 1ª divisão do Campeonato Carioca. O clube tem os laudos exigidos pela Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), mas ainda precisa atender compromissos firmados em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público para realização de obras de acessibilidade, estacionamento e nas arquibancadas.

"O placar pode atrair a curiosidade e é um charme, mas os refletores do Maracanã permitirão a realização de jogos noturnos com qualidade e transmissão das emissoras em HD. O plano é servir como opção para o Maracanã. Os clubes grandes têm muitos torcedores na Baixada Fluminense, é uma opção melhor que se deslocar até Volta Redonda ou Macaé", disse Vinicius Cordeiro.

Atualmente, o Maracanã possui quatro placares eletrônicos, cada um com 98 metros quadrados e composto por 77 placas de imagem de alta definição. 

Cadeiras também foram doadas
A reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014 também resultou na doação de 37 mil cadeiras, retiradas para instalação dos equipamentos no padrão exigido pela Fifa. A doação foi feita para 14 prefeituras do Rio de Janeiro e times de futebol da capital, como Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira e Olaria, e do interior, casos de Friburguense, Teresópolis, Barra Mansa e Serrano de Petrópolis.

MARACANÃ INAUGURA VISITAÇÃO PARA TORCEDORES COM TOUR GUIADO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos