Apavorada, Fortaleza ganha policiamento só para a Copa das Confederações

Luiz Paulo Montes e Ricardo Perrone*

Do UOL, em Fortaleza

  • Aiuri Rebello/UOL

    Polícia tem marcado presença nos locais em que a seleção brasileira está na competição

    Polícia tem marcado presença nos locais em que a seleção brasileira está na competição

Fortaleza recebe nesta quarta-feira a segunda partida da seleção na Copa das Confederações, contra o México, alarmada com os altos índices de criminalidade registrados na cidade.

A capital cearense exibe em suas ruas um policiamento ostensivo, fruto do reforço de 3.062 agentes de segurança escalados por causa da Copa das Confederações.  A situação, no entanto, não reflete o cotidiano da cidade.

Moradores alarmados com os altos índices de criminalidade criaram o movimento Fortaleza Apavorada e reclamam de a segurança reforçada terminar junto com a competição internacional.

"Sabemos que todo o aparato é pela Copa das Confederações. Quando acabar, voltaremos ao nosso pesadelo. Não recomendo turista vir para cá enquanto não houver controle da violência. Queremos que o governo priorize a segurança", diz Lara Pinheiro, uma das líderes do Fortaleza Apavorada.

O movimento usa dados da ONG mexicana "Seguridad, Justicia e Paz", que classifica Fortaleza como a 13ª cidade mais violenta do mundo. "Hoje (segundo a ONG mexicana) acontecem em Fortaleza 66 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Acima de 6, é epidemia. Estamos 11 vezes acima", disse Lara.

De acordo com o jornal "O Povo", de Fortaleza,  o número de homicídios na capital cearense aumentou 29% nos primeiros quatro meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2012. O diário utilizou dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará.

O comportamento de quem recebe turistas na cidade reflete a violência registrada pelos dados oficiais. Taxistas e donos de hotéis fazem uma série de recomendações aos turistas para evitar assaltos.

Medidas de segurança especiais para esta quarta, por causa do jogo do Brasil, também são tomadas pela iniciativa privada. A rede de hotéis Atlântica, por exemplo, distribuirá pulseiras para seus hóspedes a fim de evitar intrusos.

Protestos na Copa das Confederações
Protestos na Copa das Confederações

O site da Secretaria de Segurança indica o tamanho do problema ao dar dicas de segurança. "Não ande sozinho" e "as mulheres devem carregar suas bolsas firmemente seguras entre o braço e o  corpo, mantendo a mão sobre seu fecho", recomenda o portal.

Para aumentar a segurança durante a Copa das Confederações, o Governo do Estado cancelou as férias de policiais. "Só da PM houve acréscimo de aproximadamente 2,5 mil homens para os locais que tem relação com a Copa das Confederações", disse o coronel da Polícia Militar Júlio Rocha Aquino.

"Não é comum. Houve um reforço significativo para garantir a segurança do evento. É um fato que esse policiamento não é comum", afirmou Alessander Salles, procurador da República.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública desde a última segunda, mas os telefonemas não foram atendidos e ninguém retornou as ligações.

*Colaboraram Gustavo Franceschini e Paulo Passos

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos