Governo cancela teste e Maracanã só reabre para futebol em 2 de junho
   Vinicius Konchinski
 
Do UOL, no Rio de Janeiro
O governo do Rio de Janeiro decidiu cancelar o segundo jogo-teste do Maracanã antes da Copa das Confederações, marcado para o próximo dia 15. Com isso, o estádio só voltará a receber uma partida de futebol em 2 de junho, a 13 dias do início do torneio. Nesta data, a seleção brasileira enfrentará a Inglaterra em um amistoso com venda de ingressos da capacidade total do Maracanã (78 mil).
O governo não informou o motivo do cancelamento do jogo-teste de maio. A mudança na programação, porém, foi anunciada um dia depois da abertura de uma cratera numa avenida que passa ao lado do estádio, a Radial Oeste.
O rompimento de uma tubulação subterrânea, às 5h da manhã do domingo, causou o alagamento daquela área. Para que consertar o vazamento, a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) abriu um buraco de 4 metros de diâmetro e interditou o trânsito no local por cerca de 11 horas.
Ainda na tarde de domingo, o reparo da tubulação foi concluído. Nesta tarde, entretanto, trabalhadores da Cedae e da Prefeitura do Rio trabalhavam para reconstruir o asfalto que foi destruído.
Também nesta tarde, a reportagem do UOL Esporte encontrou com centenas de funcionários da prefeitura e do governo do Estado trabalhando na reforma do Maracanã. Tudo isso, nove dias depois do estádio ter recebido o seu primeiro-jogo teste.
No sábado, dia 27, um time formado pelo ex-jogador Ronaldo e seus amigos e enfrentou outro formado por Bebeto e seus convidados. A partida terminou 8 a 5 para o time de Ronaldo. Cerca de 27 mil operários assistiram à partida.
Oficialmente, a reforma do Maracanã para a Copa do Mundo teria que ter sido concluída até aquele dia. O governo do Rio havia prometido isso à Fifa e ao COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo). De acordo com a administração estadual, a partir de 27 de abril, só o entorno do Maracanã, catracas e bilheterias ainda estariam em obras.
Nesta segunda, contudo, foi possível constatar que a promessa não foi cumprida. Quem passou pelo Maracanã, pôde ver operários trabalhando na cobertura do estádio, nas suas rampas de acesso e no seu acabamento.
Algumas obras, aliás, que pareciam já estar prontas no último dia 27, hoje, não estão. A rampa monumental da entrada pela Avenida Maracanã, por exemplo, foi usada por convidados no primeiro evento-teste. Nesta segunda-feira, estava em obras. O mesmo ocorre com a escadaria que dá acesso à rampa. Nesta tarde, pelo menos três operários trabalhavam no local.
O governo do Rio de Janeiro não ligou o cancelamento do jogo-teste do dia 15 de maio com o atual estádio das obras. Disse só que os próximos "testes serão técnicos e compartimentados, de tal forma que não haverá novo jogo-teste".
Procurado pelo UOL Esporte, o COL confirmou o cancelamento do jogo do dia 15. Informou ainda que isso não deve atrapalhar a preparação do Maracanã para a Copa das Confederações.
LEIA MAIS SOBRE A REABERTURA DO MARACANÃ
-  Washington faz 1º gol do novo Maracanã e emociona operários 
-  Abertura tem vaia a vascaína Fernanda Abreu e cantores traídos por playback 
-  Protesto no Maracanã termina em gás de pimenta e tiro de borracha 
-  Manifestantes entram no Maracanã e protestam contra privatização 
-  Operários agem como cambistas e cobram até R$ 100 por ingresso no Maracanã 
-  Governo divide Maracanã e esconde metade inacabada em evento-teste 



 Valcke alfineta atraso de Brasília e ignora veto da Fifa ao Mané Garrincha
 Valcke alfineta atraso de Brasília e ignora veto da Fifa ao Mané Garrincha  Governo veta jogo do Flu no Maracanã e marca reunião por novo teste
 Governo veta jogo do Flu no Maracanã e marca reunião por novo teste  Fla sonha com Maracanã, escuta 'não' e abre leilão por jogo pelo Brasil
 Fla sonha com Maracanã, escuta 'não' e abre leilão por jogo pelo Brasil  Governo admite que Fla ou Flu podem jogar antes do Brasil no Maracanã
 Governo admite que Fla ou Flu podem jogar antes do Brasil no Maracanã 





