Washington faz 1º gol do novo Maracanã e emociona operários

Pedro Ivo Almeida, Vinicius Castro e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Fernando Maia/UOL

    Ronaldo e Bebeto se abraçam antes do início do jogo-teste da reabertura do Maracanã

    Ronaldo e Bebeto se abraçam antes do início do jogo-teste da reabertura do Maracanã

O ex-atacante Washington "Coração Valente", um dos ídolos da torcida do Fluminense, foi o autor do primeiro gol do novo Maracanã, reinaugurado neste sábado com um amistoso vencido pelos amigos de Ronaldo sobre os amigos de Bebeto por 8 a 5. Apesar de alguns problemas na parte externa, a festa foi grande dentro do estádio e emocionou os operários responsáveis pela reforma do palco para a final da Copa do Mundo de 2014.

Os funcionários receberam ingressos e levaram as respectivas famílias para a celebração. Era possível perceber lágrimas nos rostos daqueles que ajudaram a reerguer o estádio. A emoção começou ainda durante o hino nacional e teve o seu principal momento aos 16min do 1º tempo. Washington cabeceou e estufou as redes após cruzamento de Bebeto.

Apesar de a torcida do Flamengo ser a maioria no estádio e entoar cânticos exaltando o clube da Gávea, os torcedores se abraçaram e comemoram como um tento da seleção brasileira. Por sua vez, Washington beijou o gramado do Maracanã e também se emocionou.

"É a minha primeira vez aqui para assistir a um jogo. Só trabalhava. É muito bom poder aproveitar e trazer a família. Fiquei bastante emocionado com o gol do Washington por ser tudo logo na primeira vez", afirmou Gilberson dos Santos Castilho, 33 anos, oficial de elétrica na reforma do Maracanã.

"Não vinha ao estádio há pelo menos 10 anos na forma de torcedor. Eu numerei todas as cadeiras e isso é muito emocionante. Aí você chega e vê logo o primeiro gol. É importante e o principal momento do dia. Jamais vou esquecer", completou José Clementino dos Santos Neto, de 60 anos, também operário no estádio.

Giovanni, Djalminha, Bebeto, Roger Flores, Edilson e Ronaldo foram alguns dos participantes da festa que balançaram as redes. Inclusive, o Fenômeno por pouco não marcou um gol de placa no segundo tempo. Djalminha cruzou rasteiro e o maior artilheiro da história das Copas do Mundo tocou de calcanhar para fora. No entanto, já no final do amistoso ele ainda aplicou um lindo elástico e fez o esperado golaço.

Antes do encerramento do jogo festivo, parentes de Ronaldo e artistas participaram da "pelada" e deram ainda mais um clima de comemoração ao evento de reabertura do estádio. No dia 2 de junho, a arena será completamente aberta com o amistoso entre Brasil e Inglaterra, já que neste sábado recebeu pouco mais de 25 mil torcedores – em sua maioria operários.

Reforma

O Maracanã esteve fechado quase dois e anos e meio para obras. Já foram gastos mais de R$ 930 milhões na reforma, que deveria ter acabado em dezembro de 2012, mas deve se estender por pelo menos mais um mês.

Neste sábado, no primeiro evento-teste do estádio para a Copa das Confederações, o Maracanã estava visivelmente inacabado. Do lado de fora, era possível ver muito entulho e máquinas que ainda estão sendo usadas na reforma.

Apesar disso, o esquema montado para o jogo amistoso aparentemente funcionou. A chegada dos torcedores foi tranquila, mesmo com protestos de alguns manifestantes do lado de fora do No estádio, muitas famílias e crianças assistiram ao jogo com tranquilidade.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos