Valcke alfineta atraso de Brasília e ignora veto da Fifa ao Mané Garrincha

Do UOL, em São Paulo

  • Ueslei Marcelino/Reuters

    Visão aérea do estádio Mané Garrincha, em Brasília

    Visão aérea do estádio Mané Garrincha, em Brasília

Em sua coluna mensal no site da Fifa, o secretário geral da entidade, Jérôme Valcke, discursou sobre a as inaugurações dos estádios brasileiros para a Copa das Confederações, lamentando apenas o único ainda incompleto, o de Brasília, o qual chamou de 'Nacional Mané Garrincha', nome vetado pela própria Fifa para suas competições oficiais.

Valcke lastimou não poder estar na reabertura do Maracanã e se disse entusiasmado com a ideia de 'voltar a esse emblemático estádio' em sua próxima visita ao Brasil e ressaltou a 'diferença positiva em relação às imagens que vimos poucas semanas atrás'.

Quanto ao único estádio ainda incompleto para a Copa das Confederações, o de Brasília, o secretário geral da Fifa falou que a data para o primeiro evento-teste no local, 18 de maio, é bastante tardia, porém, fundamental.

Ao informar que, ao lado de Bebeto, Ronaldo e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitará o estádio da capital do país no próximo dia 15 de maio, Valcke o chamou de 'Estádio Nacional Mané Garrincha', relembrando que o mesmo recebe a alcunha de um dos maiores nomes do Brasil em Copas, com destaques nas de 58 e 62.

A mesma Fifa de Jérôme Valcke, no entanto, vetou o nome 'Mané Garrincha' durante a Copa das Confederações e o Mundial-2014 no Brasil. A entidade argumenta que as competições são de "interesse internacional" e que deve "manter a consistência dos nomes dos estádios". A reportagem do UOL Esporte entrou em contato com a assessoria de imprensa da Fifa que informou que, apesar da referência de Valcke no artigo, nas competições da entidade o nome oficial será "Estádio Nacional de Brasília".

A Fifa diz se tratar de um procedimento comum em suas competições oficiais, citando que a regra também foi adotada nos dois últimos mundiais, da Alemanha em 2006, e da África do Sul em 2010. 

Obras no Mané Garrincha
Obras no Mané Garrincha

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos