Governo cancela teste e Maracanã só reabre para futebol em 2 de junho

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro decidiu cancelar o segundo jogo-teste do Maracanã antes da Copa das Confederações, marcado para o próximo dia 15. Com isso, o estádio só voltará a receber uma partida de futebol em 2 de junho, a 13 dias do início do torneio. Nesta data, a seleção brasileira enfrentará a Inglaterra em um amistoso com venda de ingressos da capacidade total do Maracanã (78 mil).

O governo não informou o motivo do cancelamento do jogo-teste de maio. A mudança na programação, porém, foi anunciada um dia depois da abertura de uma cratera numa avenida que passa ao lado do estádio, a Radial Oeste.

O rompimento de uma tubulação subterrânea, às 5h da manhã do domingo, causou o alagamento daquela área. Para que consertar o vazamento, a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) abriu um buraco de 4 metros de diâmetro e interditou o trânsito no local por cerca de 11 horas.

Ainda na tarde de domingo, o reparo da tubulação foi concluído. Nesta tarde, entretanto, trabalhadores da Cedae e da Prefeitura do Rio trabalhavam para reconstruir o asfalto que foi destruído.

Também nesta tarde, a reportagem do UOL Esporte encontrou com centenas de funcionários da prefeitura e do governo do Estado trabalhando na reforma do Maracanã. Tudo isso, nove dias depois do estádio ter recebido o seu primeiro-jogo teste.

No sábado, dia 27, um time formado pelo ex-jogador Ronaldo e seus amigos e enfrentou outro formado por Bebeto e seus convidados. A partida terminou 8 a 5 para o time de Ronaldo. Cerca de 27 mil operários assistiram à partida.

Oficialmente, a reforma do Maracanã para a Copa do Mundo teria que ter sido concluída até aquele dia. O governo do Rio havia prometido isso à Fifa e ao COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo). De acordo com a administração estadual, a partir de 27 de abril, só o entorno do Maracanã, catracas e bilheterias ainda estariam em obras.

Nesta segunda, contudo, foi possível constatar que a promessa não foi cumprida. Quem passou pelo Maracanã, pôde ver operários trabalhando na cobertura do estádio, nas suas rampas de acesso e no seu acabamento.

Algumas obras, aliás, que pareciam já estar prontas no último dia 27, hoje, não estão. A rampa monumental da entrada pela Avenida Maracanã, por exemplo, foi usada por convidados no primeiro evento-teste. Nesta segunda-feira, estava em obras. O mesmo ocorre com a escadaria que dá acesso à rampa. Nesta tarde, pelo menos três operários trabalhavam no local.

O governo do Rio de Janeiro não ligou o cancelamento do jogo-teste do dia 15 de maio com o atual estádio das obras. Disse só que os próximos "testes serão técnicos e compartimentados, de tal forma que não haverá novo jogo-teste".

Procurado pelo UOL Esporte, o COL confirmou o cancelamento do jogo do dia 15. Informou ainda que isso não deve atrapalhar a preparação do Maracanã para a Copa das Confederações.

CRONOLOGIA MARACANÃ: RELEMBRE A HISTÓRIA DO ESTÁDIO

Obras no Maracanã
Obras no Maracanã

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos