Mano esbanja confiança após seis vitórias seguidas e vê seleção preparada para 2013

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Mowa Press

    Desde a decepção nos Jogos Olímpicos, a seleção brasileira coleciona vitórias em amistosos

    Desde a decepção nos Jogos Olímpicos, a seleção brasileira coleciona vitórias em amistosos

Os resultados da seleção brasileira no segundo semestre deixam Mano Menezes tranquilo. Após seis vitórias consecutivas, o discurso do treinador em coletiva de imprensa nesta terça-feira no Rio de Janeiro ficou centrado em três palavras que confirmam o seu momento confiante: "crescimento, evolução e afirmação". Otimista, o comandante afirma que os seus jogadores estão preparados para os desafios de 2013, ano em que o Brasil receberá a Copa das Confederações.

Após repetir a base dos últimos amistosos em lista de convocados para o jogo contra a Colômbia, Mano assegurou que vê o Brasil mais confiável e no caminho certo para fechar a temporada com outros dois bons resultados – a seleção tem amistoso marcado para o dia 14 de novembro em Nova Jersey e ainda joga contra a Argentina pelo Superclássico das Américas.

Mano Menezes
Mano Menezes

"Estou mais contente com a seleção. O time está mais confiável e no caminho certo. É um momento que precisa de afirmação. Mas o técnico fica satisfeito quando vê a confirmação da teoria dentro de campo", explicou Mano. Dentro do processo de evolução da equipe, está a manutenção da base e a repetição dos convocados.

VITÓRIAS DA SELEÇÃO APÓS LONDRES

15/08 Brasil 3 x 0 Suécia
07/09 Brasil 1 x 0 África do Sul
10/09 Brasil 8 x 0 China
19/09 Brasil 2 x 1 Argentina
11/10 Brasil 6 x 0 Iraque
16/10 Brasil 4 x 0 Japão

O treinador descarta revelar uma percentagem de satisfação com a seleção, mas dá sinais de que o grupo está se fechando. "Trabalho com uma boa dose de coerência. É isso que quero passar para os jogadores e torcedores", completou.

Apesar de ainda ter compromissos neste ano, a seleção brasileira já se concentra na Copa das Confederações. Os resultados do segundo semestre dão fôlego para a equipe. "O sentimento do meio do futebol é que aumentou a confiança. Temos que evoluir, mas a seleção está encaminhada para a Copa das Confederações. Espero que o time cresça e se afirme, porque contra seleções mais fortes, o parâmetro é outro", lembrou o técnico.

Questionado se sente que já tem as melhores opções em mãos para competir nas Confederações, Mano desconversa. Ele diz estar sempre observando opções para qualificar ainda mais o elenco que representará o Brasil na competição mais importante da próxima temporada.

"A Copa das Confederações não começa hoje. Esta relação é a que tenho de melhor nessa análise subjetiva. Mas tem jogadores importantes que ficaram fora da lista. Penso em ter esses jogadores pela capacidade de acrescentar tecnicamente", complementou Mano.

VEJA A LISTA DOS CONVOCADOS

Goleiros

Diego Alves (Valencia)
Jefferson (Botafogo)

 

Laterais

Fábio Santos (Corinthians)
Adriano (Barcelona)
Daniel Alves (Barcelona)
Zagueiros

Thiago Silva (PSG)
David Luiz (Chelsea)
L. Castán (Roma)
Réver (Atlético-MG)

 

Volantes

Sandro (Tottenham)
Paulinho (Corinthians)
Arouca (Santos)
Ramires (Chelsea)
 
Meias

Kaká (Real Madrid)
Oscar (Chelsea)
Lucas (São Paulo)
Giuliano (Dnipro-UCR)
Thiago Neves (Fluminense)
Atacantes

Neymar (Santos)
Leandro Damião (Internacional)
Hulk (Zenit)

 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos