Fifa anuncia sedes da Copa das Confederações no dia 8; venda de ingresso começa em dezembro
-
AFP PHOTO / FIFA
Com Maracanã, Rio de Janeiro deve ser uma das sedes da Copa das Confederações em 2013
A Fifa anunciou nesta quinta-feira que a definição final das sedes da Copa das Confederações será anunciada no próximo dia 8. Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador estão pré-escaladas para receber as partidas do torneio-teste da Copa do Mundo de 2014. Até novembro, porém, uma ou duas sedes ainda podem ser cortadas.
Em entrevista coletiva realizada no Rio de Janeiro, o diretor de Comunicação da Fifa, Walter de Gregorio, afirmou o número final de sedes da Copa das Confederações será divulgado no mesmo dia das informações sobre preços e categorias de ingressos do torneio. A partir daí, não haverá mais possibilidades para mudanças. No dia 3 de dezembro, a Fifa vai iniciar a venda dos bilhetes já considerando as sedes confirmadas.
Obras da Copa
Das seis capitais pré-escaladas para a Copa das Confederações, a que mais tem chances de ficar fora do torneio é Recife. O novo estádio da cidade, a Arena Pernambuco, tem 64% de suas obras concluídas. Por isso, pode ser que não fique pronto até fevereiro de 2013, prazo final dado pela Fifa para a conclusão das arenas do torneio-teste do Mundial.
Fifa, Comitê Organizador da Copa do Mundo (COL) e governo federal, no entanto, ratificaram que ainda acreditam que a capital pernambucana fique pronta para 2013. Por isso, ainda planejam a Copa das Confederações com seis cidades-sedes.
O presidente do COL, José Maria Marin, leu nesta quinta-feira para jornalistas uma carta enviada a ele pelo governo de Pernambuco, Eduardo Campos. Na mensagem, Campos informa que o primeiro jogo da Arena Pernambuco será realizado no dia 14 de abril. Assim, haveria tempo suficiente para que a Fifa faça os testes necessários para que o estádio receba a Copa das Confederações. “Quem somos nós para duvidar do governador, não é?”, complementou Marin, dizendo que Recife estará pronta.
MAIS SOBRE A COPA-2014
- Governador do RJ brinca com gafes de Marin e prefeito "cutuca" Nuzman em evento
- Secretário-geral da Fifa Jerome Valcke é internado no Rio de Janeiro com crise renal
- Pupilo de Del Nero já é mais poderoso do COL, mas erros de arbitragem atrapalham
- Tribunal confirma que reforma da Arena da Baixada será paga com dinheiro público
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também mostrou confiança. Segundo ele, pelo ritmo das obras na Arena Pernambuco, haverá tempo para conclui-la dentro do prazo. “A Arena Pernambuco tem o ritimo de obras mais acelerado hoje”, informou o ministro.
De Gregorio, da Fifa, confirmou que o andamento da arena dá chances de Recife ser confirmada para a Copa das Confederações. Ele preferiu, porém, manter certa cautela ao falar sobre a capital pernambucana. “Estatisticamente, se analisar o progresso, acreditamos que há tempo. Mas temos que ter os próximos fatos e números para termos certeza.”
O diretor de comunicação da Fifa ainda confirmou a data do sorteio dos grupos da Copa das Confederações. O evento será realizada no Anhembi, em São Paulo, no dia 1 de dezembro.
De Gregorio esteve na coletiva de imprensa substituindo o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que foi internado no Rio de Janeiro. Valcke visitou nesta semana Belo Horizonte e Porto Alegre, mas não pôde passar suas impressões sobre as cidades a jornalistas por causa de uma infecção renal. Ele está internado no Rio de Janeiro.
Em janeiro, Valcke havia visitado Fortaleza e Salvador. Em junho, passou por Recife, Natal e Brasília. Já no final de agosto, foi a Cuiabá e Manaus.
Ele voltará a inspecionar obras em novembro. São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro serão visitadas entre os dias 26 e 30 de novembro. Se esse cronograma se confirmar, o secretário-geral da Fifa terá passado por todas as sedes do Mundial em um ano.
*Atualizada às 15h15