Secretário da Fifa se diz impressionado com preparação de Natal para Copa do Mundo
Do UOL, no Rio de Janeiro
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse nesta quarta-feira estar impressionado com as obras de preparação de Natal para a Copa do Mundo de 2014. Apesar da capital potiguar ter um dos estádios mais atrasados, para Valcke, ela estará pronta para o Mundial.
"Incrível projeto de Natal para 2014. Estou impressionado com os planos da cidade para deixar aos moradores um legado depois do evento", disse Valcke, segundo comunicado da Fifa. "Natal estava atrasada, em vermelho, mas agora voltou à cor certa. Natal está no caminho e, com tanto ânimo, estará pronta."
RELEMBRE A POLÊMICA
-
No início de março, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que os organizadores da Copa de 2014 precisavam de um "chute no traseiro". A declaração criou uma crise entre Fifa e governo. O ministro Aldo Rebelo chegou a pedir o afastamento de Valcke das negociações sobre a Copa, mas depois aceitou suas desculpas
Natal é a segunda cidade que o secretário da Fifa visita durante a viagem de inspeções que ele realiza esta semana. Na terça-feira, ele esteve em Recife. Na quinta-feira, ele estará em Brasília.
Em Natal, Valcke conheceu as obras da Arena das Dunas. Até maio, o estádio tinha 23% das suas obras prontas.
O secretário da Copa do Rio Grande do Norte, Demétrio Torres, disse a Valcke, entretanto, que o estádio deve estar pronto em dezembro. "O nosso contrato não prevê aditivos de prazo ou de preço sem que haja penalidades. Isso nos dá o conforto para nos preocuparmos somente com o acompanhamento da obra e da qualidade dela", disse Torres.
A Arena das Dunas terá capacidade para 43 mil torcedores, sendo 10 mil lugares temporários. O estádio custará R$ 417 milhões. Quase todo o investimento terá financiamento federal.
Na visita a Natal, Valcke esteve acompanhado de Ronaldo, Bebeto e do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes. Todos são membros do Comitê Organizador Local da Copa (COL). Além deles, o artista plástico Romero Britto também fez parte da comitiva.
Todos eles seguem para Brasília na quinta. Lá, além de visitar as obras da capital federal, eles participam de uma reunião com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Rebelo foi quem pediu o afastamento de Valcke das negociações sobre a Copa depois que ele disse que os brasileiros que trabalham na organização do Mundial precisavam de "um chute no traseiro". A declaração abriu uma crise entre Fifa e governo. Essa crise adiou as inspeções de Valcke às obras da Copa, que só foram retomadas nesta semana.