Secretário-geral da Fifa chega ao Brasil para visitar Recife, Natal e Brasília

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AFP PHOTO / Vanderlei ALMEIDA

    Jérôme Valcke fará visita adiada por causa de polêmica do "chute no traseiro"

    Jérôme Valcke fará visita adiada por causa de polêmica do "chute no traseiro"

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, inicia nesta terça-feira mais uma viagem de inspeção a obras para a Copa do Mundo de 2014. Desta vez, o francês passará por Recife, Natal e Brasília. Em janeiro, ele havia visitado Salvador e Fortaleza.

A viagem de Valcke faz parte do plano do secretário-geral da Fifa de visitar todas as 12 cidades-sede do Mundial até o final deste ano. Devido a uma crise entre Fifa e governo brasileiro causada por críticas do próprio Valcke à preparação do país para a Copa, suas visitas ao Brasil acabaram adiadas. Nesta terça, porém, ele retoma sua agenda.

RELEMBRE A POLÊMICA

  • Reuters

    No início de março, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que os organizadores da Copa de 2014 precisavam de um "chute no traseiro". A declaração criou uma crise entre Fifa e governo. O ministro Aldo Rebelo chegou a pedir o afastamento de Valcke das negociações sobre a Copa, mas depois aceitou suas desculpas

As inspeções de Valcke começam nesta manhã por Recife. Lá, o secretário-geral da Fifa visitará a obra da Arena Pernambuco, que também deve receber jogos da Copa das Confederações, em 2013. De acordo o Ministério do Esporte, 43% da construção do estádio foi concluída.

De Recife, Valcke segue para Natal. Lá, na quarta-feira, ele inspecionará a obra da Arena das Dunas, uma das mais atrasadas da Copa do Mundo. Só 23% do estádio estava pronto até maio.

Já na quinta-feira, Valcke estará em Brasília. Na capital federal, ele conhecerá as obras do Estádio Nacional Mané Garrincha, que já está 60% pronto. Ainda em Brasília, Valcke participa de uma reunião do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL). O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também estará presente nesse encontro.

Durante toda sua visita ao Brasil, Valcke estará acompanhado de Ronaldo, Bebeto e do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. Todos são membros do COL. Além deles, o artista plástico brasileiro Romero Britto também fará parte da comitiva.

Obras da Copa
Obras da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos