Ministro visita de Salvador e diz que estádio estará pronto para Copa das Confederações
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
Divulgação/Portal da Copa
Candidata a receber a Copa das Confederações, Arena Fonte Nova está com as obras 60% concluídas
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou nesta terça-feira que Salvador terá condições de receber jogos da Copa das Confederações, em 2013. Após visitar a obra da Arena Fonte Nova, Aldo disse que o cronograma da reforma é compatível com os prazos para o torneio.
"As obras estão avançadas em relação ao calendário, compatíveis para que a Bahia possa sediar não só a Copa de 2014, mas também a Copa das Confederações", afirmou o ministro.
Salvador é uma das cidades pré-selecionadas para receber os jogos do principal torneio teste da preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. A cidade, entretanto, ainda não foi confirmada pela Fifa como sede do evento devido a dúvidas sobre sua preparação.
De acordo com o Blog do Juca Kfouri, um relatório da Fifa aponta que Salvador tem obras satisfatórias para receber a Copa das Confederações. Recife, que também ainda não foi confirmada como sede do torneio, é a cidade que mais preocupa.
De acordo com o consórcio responsável pela reforma da Fonte Nova, em Salvador, a obra está 60% pronta. A conclusão da reforma está prevista para dezembro.
Já foram concluídas a demolição, a reciclagem, a terraplanagem e as fundações do estádio. A estrutura está mais de 95% pronta. Segundo o governo da Bahia, a instalação da cobertura, que estava prevista para este mês, foi antecipada para abril. As próximas etapas são o início do acabamento, em julho, e a instalação do campo e dos assentos, em outubro.
OPINIÃO DE JUCA KFOURI
O preocupado relatório da Fifa sobre a Copa no Brasil. Leia mais |
Segundo o governador da Bahia, Jaques Wagner, 3 mil operários trabalham no estádio. São 22 horas de trabalho por dia para que tudo esteja, inclusive, antes de outras cidades-sede.
"Conversei com o responsável do consórcio e Salvador vai ser o primeiro estádio a colocar a última arquibancada. E, com esse tipo de cobertura que está sendo usado, seremos os primeiros a ter a cobertura pronta", afirmou o governador, que acompanhou o ministro.