Curiosidades
Na base da força
Anexada por Hitler, a Áustria cedeu jogadores à Alemanha para a disputa da Copa do Mundo
Inusitado
O elástico do calção de Meazza rasgou ante Brasil; mesmo assim, ele fez gol
Homem de papel
O austríaco Sindelar desafiou Hitler ao se negar a defender a Alemanha na Copa
Se vira
O atacante Leônidas da Silva marcou gol de pé descalço em jogo contra a Polônia
-
Apressado come cru
A Alemanha vencia a Suíça por 2 a 1, quando, no intervalo, integrantes da comissão técnica alemã resolveram enviar um telegrama contando sobre a vitória. No entanto, na etapa final, a Suíça fez três gols e ficou com a vaga para a fase seguinte.
-
Viva voz
Os brasileiros puderam acompanhar pela primeira vez a transmissão ao vivo, pelo rádio, das partidas da seleção. Em São Paulo, milhares de pessoas aglomeravam-se nas proximidades do Viaduto do Chá para ouvir Gagliano Netto narrar os jogos.
-
Direto e reto
Ao contrário do que ocorreu 4 anos antes com a Itália, a anfitriã França não precisou passar pelas eliminatórias para participar da Copa do Mundo.
-
Luto ideológico
Durante a Copa, a Itália abandonou o tradicional azul das camisas pelo preto do fascismo, após ordens de Benito Mussolini.
-
Gordinhos
Os quinze dias de viagem para a França a bordo do navio Arlanza foram problema para a seleção. Os jogadores engordaram, apesar dos exercícios físicos no convés. Romeu, o que tinha mais tendência a engordar, saiu do Brasil com 70 kg e desembarcou na França com 79 kg.
-
Gafe oficial
O presidente da França, Albert Labrun, foi convidado para dar o pontapé inicial da Copa do Mundo, na partida em que a Suíça empatou com a Alemanha em 1 a 1. O dirigente conseguiu a proeza de errar o chute, arrancando um punhado de grama do solo e risos dos torcedores.
-
Tour de France
Durante os seus oito dias de disputa do Mundial, a seleção brasileira percorreu 4.000 quilômetros pelo território francês.
-
Pelo alto
Atual campeã mundial, a Itália era a única seleção do torneio que dispunha de avião para viajar entre as sedes da competição.
-
Soy loco por ti, América
O Brasil foi o único país da América do Sul que se propôs a encarar uma longa viagem de navio para participar da Copa do Mundo na França.
-
Estreia decepcionante
As Índias Ocidentais Holandesas, atual Indonésia, foram o primeiro país da Ásia a disputar a Copa. Levou 6 a 0 da Hungria e ficou em último lugar.