Curiosidades
Futebol é com o pé
O Uruguai tinha Hector 'Manco' Castro (esq.) como destaque; jogador não tinha mão direita
Estranho no ninho
Araken Patuska foi o único jogador de São Paulo a jogar a Copa do Mundo de 1930
Hat-trick
O argentino Stábile é o único a marcar três gols em uma estreia internacional
Primeiro de muitos
O 1º gol em Copa foi marcado por Lucien Laurent, na goleada da França no México
-
Fora de combate
A primeira grave contusão da história das Copas do Mundo ocorreu durante a partida entre as seleções de Bolívia e Iugoslávia. O boliviano Gomez sofreu uma dupla fratura na perna direita.
-
Bola da vez
A rivalidade entre uruguaios e argentinos não ficou restrita à disputa do título. Momentos antes da decisão, os jogadores dos dois países discutiram sobre qual bola deveria ser usada na final.
-
Apressadinho
O árbitro brasileiro Gilberto Almeida Rêgo deu o apito final na partida entre Argentina e França quando ainda restavam seis minutos para o término do tempo regulamentar. Irritada com a atitude, pois os argentinos venciam por 1 a 0, uma multidão de uruguaios invadiu o gramado. Após a polícia retirar os torcedores, o brasileiro reiniciou o jogo, que terminou com a vitória argentina.
-
Erro de ortografia
Os bolivianos resolveram homenagear o país sede em seu jogo de estreia. Cada um dos jogadores trazia uma letra estampada na camisa, que quando em posição de foto, formava os dizeres "Viva Uruguay". O que eles não contavam era com a indisposição gástrica de um jogador que levava uma letra "U", que não entrou em campo. Mesmo assim a foto foi tirada: "Viva Uru...gay"!
-
Brasileiros nos extremos
O brasileiro Gilberto Almeida Rêgo foi o árbitro mais velho no Mundial, com 49 anos. O jogador mais jovem também era brasileiro, Carvalho Leite, com apenas 18 anos e 65 dias.
-
Detalhes...
O cartaz elaborado para simbolizar e difundir a Copa trazia impressa a data 15 de julho a 15 de agosto, mas os jogos foram realizados de 13 a 30 de julho.
-
Cartão para quê?
Mesmo sem a existência do cartão vermelho à época, De Las Casas foi o 1º a ser expulso de uma partida em Mundiais. O fato, único na Copa de 30, ocorreu na vitória da Romênia sobre o Peru por 3 a 1, quando o zagueiro peruano empurrou o árbitro chileno Alberto Warken.
-
"Feito" inédito
O chileno Carlos Vidal foi o primeiro jogador a perder um pênalti em um Mundial. Ele desperdiçou a cobrança aos 35min do primeiro tempo. Apesar disso, o Chile venceu a França por 1 a 0 com gol do atacante Guillermo Subiabre na segunda etapa da partida.