Senderos

Philippe Senderos Sylvain
Data de Nascimento14/02/1985
NacionalidadeSuíça
Local de nascimentoGenebra (SUI)
Altura1,90m
Peso84kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeFulham
Número
4

História

Clubes por onde passou
  • Servette (SUI): 2001-2003
  • Arsenal (ING): 2003-2008
  • Milan (ITA): 2008-2009
  • Everton (ING): 2009-2010
  • Fulham (ING): 2010-

Filho de pai espanhol e mãe sérvia, Philippe Senderos nasceu em Genebra, na Suíça. Diferenciado, o zagueiro central lê sobre filosofia em seu tempo livre e fala seis idiomas: inglês, francês, espanhol, alemão, italiano e português. Dentro das quatro linhas, o jogador de 25 anos ostenta em seu currículo passagens por clubes tradicionais da Europa, além de já ter uma Copa do Mundo na bagagem.

Senderos chegou à equipe principal do Servette em 2001. Dois anos depois, foi contratado pelo inglês Arsenal. Companheiro do brasileiro Gilberto Silva e de estrelas como Thierry Henry, passou a primeira temporada se recuperando de uma série de lesões. Aos poucos, conquistou a confiança do técnico Arsène Wenger e passou a ser utilizado com frequência. Após cinco anos, o zagueiro foi emprestado ao Milan e ao Everton, para poucos dias antes da Copa do Mundo de 2010, fechar contrato com o Fulham por três anos.

O sucesso em clubes foi repetido na seleção suíça. O jogador foi capitão e o principal destaque da equipe que surpreendentemente venceu o Campeonato Europeu sub-17, em 2002. Com o time principal, ele disputou três jogos da Copa de 2006.

Senderos, aliás, chegou ao Mundial da Alemanha como a maior revelação do futebol suíço e saiu como herói nacional. Na terceira partida da primeira fase, o zagueiro anotou o primeiro gol da vitória sobre a Coreia do Sul por 2 a 0. No lance, o jogador se chocou com o adversário, mas marcou de cabeça e comemorou com o rosto sangrando, em uma das imagens que marcou a Copa.

Pelas eliminatórias para o Mundial da África do Sul, Senderos esteve em seis das dez partidas e foi titular em quatro delas. O zagueiro ajudou a Suíça a conquistar a liderança do grupo 2 do classificatório e garantir a vaga na Copa sem a necessidade de disputar a repescagem.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host