Nakamura

Shunsuke Nakamura
Nakamura
Data de Nascimento24/06/1978
NacionalidadeJaponesa
Local de nascimentoYokohama (JAP)
Altura1,78m
Peso69kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeYokohama Marinos
Número
10

História

Clubes por onde passou
  • Yokohama Marinos (JAP): 1997-2002
  • Reggina (ITA): 2002-2005
  • Celtic (ESC): 2005-2009
  • Espanyol (ESP) 2009-2010
  • Yokohama F. Marinos (JAP) 2010

Shunsuke Nakamura ficou conhecido pela seleção brasileira no empate de 2 a 2 entre Japão e Brasil na Copa das Confederações de 2005, quando o meia marcou um gol de falta, sua especialidade.

Na ocasião, apesar da eliminação japonesa, Nakamura foi eleito o melhor jogador da partida e Com a camisa 10 da seleção japonesa, Nakamura se tornou um dos mais famosos jogadores do país na última década, mostrando uma habilidade dificilmente encontrada em boleiros do Japão, tendo nas cobranças de falta uma de suas principais armas.

Mas tudo começou com suas passagens pelos times de base da Nissan F.C. Junior Youth e da Tokyo Gakuen High School. Formado, profissionalizou-se pelo Yokohama Marinos, onde jogou por cinco antes de se transferir para Europa com um título da Copa da Liga do Japão em sua bagagem.

Após três temporadas sem muito destaque pela italiana Reggina, foi para o Celtic da Escócia, conquistando todos os títulos possíveis do país. Com o fim de seu contrato, ainda ficou pouco mais de seis meses no Espanyol de Barcelona antes de voltar para o país para jogar na equipe que o revelou.

Pela seleção japonesa, começou jogando nos times de base. Disputou o Mundial sub-20 de 1997, além dos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney. Sua estreia na equipe principal foi na Copa da Ásia de 2000, quando conquistou o título continental, feito que repetiria quatro anos depois.

Apesar de ter participado de amistosos preparatórios para a Copa de 2002, acabou ficando de fora do Mundial em seu país. Mas quando o técnico Zico assumiu a seleção japonesa, Nakamura virou homem de confiança do treinador brasileiro. Mesmo assim, não correspondeu em campo durante o Mundial da Alemanha em 2006.

Depois, foi um dos principais jogadores da campanha da Copa da Ásia de 2007, quando o time terminou na quarta colocação, além de ter marcado três gols nas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host