Just Fontaine

Just Fontaine
Just Fontaine
Data de Nascimento18/08/1933
NacionalidadeFrancesa
Local de nascimentoMarrakesh (MAR)
Altura1,74m
Peso70kg
Participações em Copa1 (1958)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • WAC Casablanca (MAR): 1950 - 1953
  • Nice (FRA): 1953 - 1956
  • Stade de Reims (FRA): 1956 - 1961

Curta, mas repleta de glórias. Assim pode ser resumida a carreira do atacante Just Fontaine. Mais conhecido por marcar 13 gols na Copa do Mundo de 1958, recorde que perdura até hoje, o francês foi goleador por onde passou. É uma das lendas vivas do período romântico do futebol mundial.

O jogador nasceu no Marrocos e estreou como profissional no Marrocos, aos 17 anos. Foi para a França em 1953, após receber uma oferta do Nice. Fontaine chegou ao time francês em 1953 e, nas três temporadas em que defendeu o clube, anotou 44 gols.

A fama de artilheiro oportunista logo se espalhou pelo país. O Stade de Reims, prestes a perder o ídolo Raymond Kopa para o espanhol Real Madrid, decidiu contratá-lo, e, a julgar por seu desempenho, não se arrependeu. Em seis anos de clube, Fontaine balançou as redes adversárias 121 vezes.

A carreira do marroquino de nascimento na seleção francesa também foi precoce. O centroavante foi convocado pela primeira vez logo no ano em que chegou à França. Foi na vitória sobre Luxemburgo por 8 a 0, com direito a um gol de Fontaine.

O atacante defendeu os "Bleus" em 21 partidas, nas quais anotou 30 gols, incrível média de 1,4 por jogo. O auge pela seleção aconteceu na Copa do Mundo da Suécia, quando terminou como artilheiro, com 13 gols.

A França terminou a Copa de 1958 em terceiro lugar. A única derrota da equipe de Fontaine aconteceu na semifinal, diante do Brasil, que ficaria com o título.

O ano de 1960 foi o último do atacante nos gramados. Na temporada seguinte, Fontaine ficou afastado do futebol por nove meses por causa de uma fratura no pé. Em sua quinta partida após o retorno, quebrou novamente o pé. Fim de carreira para o goleador, aos 28 anos de idade.

Mais Jogadores da França

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host