Iniesta

Andrés Iniesta Luján
Data de Nascimento11/05/1984
NacionalidadeEspanhola
Local de nascimentoAlbacete (ESP)
Altura1,70m
Peso65kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeBarcelona
Número
6

História

Clubes por onde passou
  • Barcelona (ESP): 2002-2010

Andrés Iniesta é mais um jogador com a vida toda atrelada ao Barcelona. Formado nas categorias de base do clube catalão, o volante fez sua estreia na equipe principal em outubro de 2002 em partida pela Liga dos Campeões. No entanto, o meio-campista precisou ter paciência até se consolidar no time titular.

Com a chegada de Frank Rijkaard ao comando técnico do time, o "prata da casa" ganhou importância e foi o jogador mais utilizado pelo novo comandante - participou de 35 dos 38 jogos da campanha do título espanhol de 2004/2005, destacando-se principalmente pelas assistências para os atacantes Samuel Eto'o e Ronaldinho Gaúcho. Na temporada seguinte, Iniesta aproveitou o longo período de Xavi por lesão para permanecer na equipe principal.

A ascensão continuou no ano seguinte e o volante ficou fora de apenas uma partida do Barcelona. Em 37 jogos, marcou seis gols – sua melhor marca até hoje. A regularidade obtida no clube o garantiu na Copa do Mundo de 2006 e no título da Espanha na Eurocopa-2008.

E foi justamente em 2008/2009 que Iniesta viveu um dos momentos mais importantes de sua carreira. Em pleno Stamford Brigde, o meio-campista acertou um chute de fora da área no ângulo de Petr Cech, do Chelsea, nos acréscimos, e garantiu o Barcelona na final da Liga dos Campeões. Depois, a equipe espanhola sagrou-se campeã ao superar o Manchester United.

Porém, foi também neste período que o meio-campista iniciou sua luta contra as lesões. Iniesta jogou a decisão do torneio continental no sacrifício e desfalcou a seleção na Copa das Confederações. O volante voltou a defender o Barcelona no início desta temporada, mas parou novamente em outubro com dores na perna direita. Em dezembro de 2009, ficou fora da final do Mundial de Clubes da Fifa por causa de um problema muscular - o time espanhol venceu o argentino Estudiantes. Em meados de abril de 2010, nova lesão: a terceira em três meses.

Em 2010, o jogador se tornou campeão mundial com a Espanha, na África do Sul. Os espanhóis nunca haviam chegado a uma final e conquistaram o título na decisão contra a Holanda. Após um empate de 0 a 0 no tempo normal, o duelo foi para a prorrogação e Iniesta fez o gol que deu a taça à seleção espanhola.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host