Nilmar

Nilmar Honorato da Silva
Nilmar
Data de Nascimento14/07/1984
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoBandeirantes (PR)
Altura1,80m
Peso73kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeVillarreal
Número
21

História

Clubes por onde passou
  • Internacional: 2000-2004
  • Lyon (FRA): 2004-2005
  • Corinthians: 2005-2007
  • Internacional: 2007-2009
  • Villarreal (ESP): 2009-

Revelado nas categorias de base do Inter, o franzino atacante teve um início de carreira profissional arrasador. Corria o ano de 2003, e Nilmar, então com apenas 19 anos, conquistava seu primeiro título gaúcho -seria bi no ano seguinte-, despontava como um dos destaques do Brasileirão, com dez gols marcados, e se consagrava como campeão mundial sub-20 pela seleção brasileira.

Cobiçado pelo futebol europeu, seguiu para o ascendente Lyon, papa-títulos do futebol francês no início dos anos 2000. Com pouco espaço entre os titulares, porém, Nilmar acabou emprestado para o Corinthians. E foi a partir daí que uma série de infortúnios se misturaram ao seu excelente desempenho, marcado pelo fato de ter sido o artilheiro do Paulistão de 2006, com 18 gols.

Envolvido em uma conturbada negociação envolvendo a MSI, parceira de investimentos do Corinthians, o jogador passou boa parte daquele ano sem saber por qual clube jogaria depois que terminasse o processo de recuperação de uma cirurgia no joelho direito, lesionado seriamente em um clássico contra o Palmeiras.

A novela teve fim em setembro de 2007, quando empresários ligados ao Internacional pagaram parte dos direitos federativos do jogador. O contrato assinado com o time gaúcho foi de quatro anos, com uma cláusula permitindo a saída de Nilmar em caso de interesse de algum clube do exterior.

O atacante retornou ao Beira-Rio e encheu os torcedores de expectativa. Em um ano e meio, ele conquistou dois Campeonatos Gaúchos, esteve bem nas campanhas do Inter em Brasileiros e também foi figura importante no vice-campeonato da Copa do Brasil, em 2009.

Depois da Copa das Confederações do mesmo ano, Nilmar, enfim, voltou à Europa. No Villarreal, o atacante esteve sempre longe de primeiras posições e conquistas, mas apresentou um bom futebol, e é visto com bons olhos por alguns grandes clubes europeus.

Em 2010, o atleta defendeu o Brasil durante a Copa do Mundo da África do Sul, na condição de reserva. Mas, o time foi eliminado nas quartas de final contra a Holanda, com uma derrota de 2 a 1.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host