Maicon

Maicon Douglas Sisenando
Maicon
Data de Nascimento26/07/1981
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoNovo Hamburgo (RS)
Altura1,84m
Peso77kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeInternazionale
Número
2

História

Clubes por onde passou
  • Cruzeiro: 2001-2004
  • Monaco (FRA): 2004-2006
  • Internazionale (ITA): 2006-

Quando o lateral-direito Cafu deixou a seleção brasileira após a Copa de 2006, ficou a dúvida sobre quem seria o sucessor de um jogador que foi titular da posição por mais de dez anos e esteve presente em três finais consecutivas de Mundial. Nas primeiras duas partidas, Dunga optou por Cicinho. Depois, o escolhido foi Maicon.

O ex-cruzeirense assumiu a titularidade e rapidamente ganhou a confiança do treinador. Na conquista da Copa América de 2007, por exemplo, só não atuou em uma das seis partidas. Inclusive fez um dos gols na semifinal contra o Uruguai.

Maicon mistura a explosão física com a qualidade nos chutes e o constante apoio ao ataque. A regularidade, aliás, se transformou numa marca do lateral-direito, além dos cruzamentos e arrancadas. A mais famosa foi no jogo contra o Paraguai no Pré-Olímpico de 2004, quando ele driblou cinco adversários e fez um golaço saindo do campo de defesa.

Revelado pelas categorias de base do Criciúma, Maicon apareceu no Cruzeiro, onde jogou entre 2001 e 2004. No entanto, durante boa parte do tempo teve a concorrência de Maurinho, que era o dono da posição na conquista da "tríplice coroa" em 2003 (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro).

No ano seguinte, foi vendido para o Monaco. Permaneceu no futebol francês durante duas temporadas. Participou de quase 80 partidas e começou a ganhar projeção no futebol europeu. No início de 2006, a Internazionale manifestou o interesse em contratá-lo, uma vez que o via como o "novo Cafu".

Seis meses depois, o lateral-direito desembarcava em Milão para se transformar em titular da posição. É tão imprescindível para os italianos que consegue superar polêmicas. No final de 2008, a imprensa italiana publicou que ele, ao lado do companheiro brasileiro Adriano, teria chegado com sinais de embriaguez ao treino da equipe de Milão. O clube tratou de desmentir rapidamente a versão.

Em 2010, o atleta defendeu o Brasil durante a Copa do Mundo da África do Sul e foi um destaques do time, tanto é que foi o único brasileiro a integrar a seleção do mundial. No entanto, o time foi eliminado nas quartas de final contra a Holanda, com uma derrota de 2 a 1.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host