Doni

Doniéber Alexander Marangão
Doni
Data de Nascimento22/10/1979
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoJundiaí (SP)
Altura1,94m
Peso91kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeRoma
Número
22

História

Clubes por onde passou
  • Botafogo (SP): 1999-2001
  • Corinthians: 2001-2003
  • Santos: 2004
  • Cruzeiro: 2004
  • Juventude: 2005
  • Roma (ITA): 2005-

Após vencer o Botafogo na final do Campeonato Paulista de 2001, o Corinthians apostou em uma das revelações do time de Ribeirão Preto e contratou o goleiro Doni, que tinha apenas 21 anos. Mas a sua passagem por Parque São Jorge foi mais lembrada pelas críticas por parte da torcida.

Foi só quando Doni deixou o Juventude e tentou a sorte fora do futebol brasileiro pela primeira vez na carreira que as coisas começaram a dar certo para ele, que também havia sido criticado durante sua passagem pelo Santos em 2004.

O paulista calou as críticas quando apareceu como titular da Roma, indicado por Antonio Carlos, colega de Juventude e ex-zagueiro do time italiano. As atuações de Doni chamaram a atenção de Dunga, que convocou o goleiro pela primeira vez em 2007 e o levou para a Copa América no mesmo ano.

Doni ganhou a vaga de titular durante a competição e foi o herói da classificação do Brasil para a final, ao defender dois pênaltis na disputa pela vaga contra o Uruguai. O Brasil acabou vencendo a Argentina por 3 a 0 na decisão.

A Copa América de 2007 foi o auge de Doni na seleção brasileira. A partir daquela competição, ele passou a perder espaço para Júlio Cesar, mas ainda assim continuou sendo chamado por Dunga.

Em 2010, ele perdeu de vez a posição de titular da Roma, e em alguns jogos ele nem foi relacionado. Mesmo sendo reserva da equipe italiana, Doni não perdeu a confiança do treinador Dunga.

O atleta foi para a Copa do Mundo da África do Sul na condição de terceiro goleiro da seleção brasileira, mas não atuou em nenhum jogo. O time foi eliminado nas quartas de final contra a Holanda, com uma derrota de 2 a 1.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host