Sepp Maier

Josef Dieter Maier
Sepp Maier
Data de Nascimento28/02/1944
NacionalidadeAlemã
Local de nascimentoHaar
Altura1,83m
Peso78kg
Participações em Copa4 (1966, 1970, 1974 e 1978)
Título em Copa1 (1974)

História

Clubes por onde passou
  • TSV Haar (ALE): 1960
  • Bayern de Munique (ALE): 1960 - 1979

Em 19 anos no Bayern de Munique, o goleiro Josef "Sepp" Maier ganhou tudo o que um jogador alemão poderia ganhar: o Campeonato Alemão, a Copa da Alemanha, a Copa dos Campeões da Europa (três vezes consecutivas) e o Mundial Interclubes.

Ainda no clube alemão, conseguiu a proeza de jogar 422 partidas consecutivas pela liga alemã, num total de 473 jogos.

Maier fez história também pela seleção alemã, onde se consagrou como um dos melhores goleiros de todos os tempos. Contemporâneo de Beckenbauer, assumiu a camisa titular aos 22 anos, logo depois de ter sido reserva na Copa de 1966, a primeira de suas quatro Copas (e a única em que ele não entrou em campo).

Com 1,83 m, pernas arqueadas e cabelos vermelhos, Maier era um tipo marcante. Dizia que suas maiores qualidades eram o controle absoluto dos nervos, a fé incondicional no seu talento e nos treinamentos, onde dava atenção aos trabalhos de cintura e de recuperação.

Corajoso, oferecia o rosto às chuteiras adversárias em saídas perigosas e arrojadas. Sua atuação impecável contra a Holanda na final da Copa de 1974 entrou para a história.

Outra característica era o seu afiado senso de humor. Na Copa de 1978, o atacante Fischer estava sendo entrevistado por um batalhão de repórteres. De repente, lá do fundo vem a pergunta: "Como é que um jogador tão ruim como você consegue jogar numa seleção campeã do mundo?" Furioso, Fischer abriu caminho no meio dos jornalistas em busca do desaforado. Encontrou o amigo Sepp Maier, aos risos.

A alegria do goleiro sofreu um baque em 1979. Num acidente de automóvel, Maier teve fraturas nas costelas, na clavícula, no braço, lesões no fígado, no pulmão e no diafragma. Treinou duro e conseguiu voltar, mas já não era o mesmo.

Ao pendurar as luvas, abriu uma escola de tênis para as crianças e passou a acompanhar o desenvolvimento dos goleiros nas categorias de base do Bayern de Munique.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host