México faz quatro na Nova Zelândia e vai à 15ª Copa do Mundo na história

Do UOL, em São Paulo

Só falta uma: a seleção mexicana derrotou mais uma vez a Nova Zelândia na madrugada desta quarta-feira, agora por 4 a 2 (na ida, em casa, o México havia feito 5 a 1), e é a 31ª seleção classificada para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A última vaga sai ainda nesta quarta, no duelo entre Uruguai e Jordânia (os uruguaios venceram na ida, na Ásia, por 5 a 0.

Será a 15ª Copa do Mundo da história do México, a quinta seleção que mais participou de Mundiais. Apenas Brasil, Itália, Alemanha e Argentina têm mais participações em Copas do que os mexicanos - todos estarão em 2014.

Para o México, foi o final feliz para uma história que parecia se transformar em uma principais zebras da Copa-2014. Durante o hexagonal final das Eliminatórias das Américas do Norte e Central, os mexicanos só conseguiram a vaga nos acréscimos da última rodada, quando, mesmo perdendo para a Costa Rica, contaram com uma virada dos rivais EUA para cima do Panamá - 3 a 2. Se os panamenhos tivessem vencido, como faziam até o final do jogo, teriam garantido vaga na repescagem mundial.

Mas a chance da repescagem veio para o México e, como novo técnico e sem as estrelas que atuam na Europa, como Chicharito Hernandez, Giovani dos Santos e Salcido, os mexicanos passaram sem problemas pela Nova Zelândia, que tentava chegar à sua segunda Copa consecutiva.

Nesta quarta,  relaxados com o 5 a 1 da ida, os mexicanos não demoraram para sair na frente, com Peralta, o destaque do time na ida, logo aos 14 minutos. E o dia em Wellington, capital neozelandesa, era mesmo do atacante.

Aos 29 min. e logo depois, aos 33 min., Peralta marcou mais dois e garantiu o chamado "hat-trick"  logo no 1° tempo. O jogo que valia vaga na Copa virou um mero "amistoso" - antes disso, a Nova Zelândia ainda desperdiçou um pênalti, com Jeremy Brockie.

O México continuou melhor no jogo até o final, quando a partida ganhou novas emoções - se não por briga pela Copa, pelo menos ficou divertido para quem estava assistindo.

Primeiro, Rafa Márquez aprontou e colocou a mão na bola dentro da área, aos 35 min. do 2° tempo. Chris James converteu o pênalti diminuiu. Dois minutos depois, a Nova Zelândia esboçou uma reação, com Rory Fallon, para ao menos ser eliminada deixando uma boa impressão para a torcida - tanto os jogadores como os torcedores comemoraram muitos os gols, ignorando a iminente eliminação.

Mas não foi possível: aos 41 min., Carlos Peña deu números finais ao placar e confirmou o México em mais uma Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos